Notícias

Projeto voltado a autores de violência doméstica é implantado em Chopinzinho


PROJETO VOLTADO A AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É IMPLANTADO EM CHOPINZINHO

A iniciativa pretende dar efetividade às estratégias de enfrentamento da violência doméstica no município, diminuindo os elevados índices apresentados na região

Durante a manhã desta quinta-feira (20/4) foi assinado um termo de cooperação técnica no Fórum da Comarca de Chopinzinho. Iniciativa do Poder Judiciário e do Ministério Público, o projeto de um grupo reflexivo para autores de violência doméstica foi idealizado após diversas reuniões. Ele será desenvolvido pelo Conselho da Comunidade e contará com a participação da Prefeitura Municipal.

A iniciativa procura dar efetividade às estratégias de enfrentamento da violência doméstica no município, diminuindo os elevados índices apresentados na região. Haverá um esforço para aprimorar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência, promovendo a reflexão e mudança de comportamento dos agressores. Além disso, busca-se diminuir os casos de violência de gênero e prevenir a prática de outras infrações penais relacionadas à conduta violenta.

Desenvolvimento das ações

O foco das ações são os autores de violência doméstica e familiar que tenham sido condenados, ou aos quais tenha sido aplicada pena alternativa, seja como medida cautelar no curso de inquérito ou ação penal, seja no cumprimento de medidas protetivas.

Entre as atividades previstas, estão a análise dos casos, reuniões quinzenais com os agressores, palestras, avaliação individual e avaliação ao final dos ciclos dos encontros.

Presença

Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e representantes da Prefeitura do município estavam presentes para assinar o documento: João Angelo Bueno, Juiz de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal; Ramires Hoffmann Lolli, Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça; Willian Rafael Scholz, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça; Euclides Forlin, Presidente do Conselho da Comunidade; Álvaro Dênis Ceni Scolaro, Prefeito Municipal; Luiz Sérgio Ferreira, Secretário de Assistência Social e Eduardo Pivatto, Secretário de Administração.