Notícias

Projudi facilitará a visualização da ementa de acórdãos no Sistema de Jurisprudência


PROJUDI FACILITARÁ A VISUALIZAÇÃO DA EMENTA DE ACÓRDÃOS NO SISTEMA DE JURISPRUDÊNCIA

Inovação disponibilizará a síntese do conteúdo de processos em segredo de Justiça, sem a inclusão de dados sensíveis

A partir da próxima segunda-feira (4/5), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) implementará uma inovação que aperfeiçoa a disponibilização da ementa dos novos acórdãos no Sistema de Jurisprudência da instituição. A melhoria facilitará, inclusive, o acesso ao conteúdo de feitos que tramitam em segredo de Justiça sem expor dados sensíveis dos envolvidos.  Advogados que trabalham com matérias de Direito de Família e Sucessões, Infância e Juventude e Violência Doméstica, por exemplo, terão à disposição uma ampla base para consulta jurisprudencial.

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), em conjunto com o Centro de Documentação (CEDOC), desenvolveu um novo procedimento para a juntada dos acórdãos: por meio da utilização de marcações padronizadas (tags) e da verificação do conteúdo das ementas, informações sigilosas serão preservadas.

Com as alterações, a base de dados de Jurisprudência passará a contar com informações mais precisas e qualificadas, além de proporcionar aos usuários uma leitura mais fluida dos conteúdos. Na tela de apresentação dos resultados da pesquisa, no campo ementa, não haverá mais a presença de trechos do inteiro teor de decisões, quebras de texto ou outros elementos que não fazem parte do padrão de uma ementa.

Tags delimitadoras

A palavra inglesa “tag” significa “etiqueta”. Na internet, as tags são palavras-chave utilizadas para organizar e classificar informações. Ao disponibilizar determinado conteúdo, os usuários podem definir uma ou mais palavras-chave que tenham relação com ele. Isso facilita a busca nas ferramentas de pesquisa.

O Sistema Projudi permite que, nos acórdãos juntados por meio do editor de texto da plataforma, a “ementa”, o “relatório” e a “fundamentação” sejam classificados por meio de tags que delimitam de forma automática essas diferentes partes da decisão colegiada.

Assim, as ementas podem ser disponibilizadas automaticamente em locais específicos, como no Sistema de Jurisprudência, a partir da ferramenta de pesquisa. Uma outra vantagem da separação de todas as partes do acórdão é a facilitação da busca por informações dentro dos processos. Isso possibilitará, no futuro, o tratamento de dados de processos judiciais em sistemas de inteligência artificial, uma iniciativa que está sendo implementada pelo TJPR.

Veja como utilizar a nova ferramenta.