Notícias

Robô PIAA, desenvolvido pelo DTIC, é aperfeiçoado para a integração com o sistema SisbaJud do CNJ


ROBÔ PIAA, DESENVOLVIDO PELO DTIC, É APERFEIÇOADO PARA A INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA SISBAJUD DO CNJ

Graças ao robô, a execução de ordens de bloqueio e o cadastro de depósitos judiciais estão sendo realizados de forma automatizada no Projudi

O Projudi, Sistema de Processos Digitais do Tribunal de Justiça do Estado Paraná (TJPR), está protocolizando automaticamente as ordens judiciais junto ao Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud), desde setembro do ano passado. O novo sistema SisbaJud, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Banco Central, é voltado ao cumprimento de ordens judiciais e foi implantado no Judiciário em substituição ao BacenJud. 

Em razão da mudança de sistemas, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do Tribunal precisou aperfeiçoar o Projeto de Inteligência Artificial e Automação (PIAA), um robô desenvolvido pelo próprio setor em 2019 que permite utilizar os sistemas eletrônicos de modo mais eficaz. 

Desde novembro do ano passado, o robô PIAA voltou a executar e acompanhar as ordens judiciais de bloqueio de bens dentro do Projudi, além de realizar as solicitações de pesquisa de endereços.  

Na mesma época, foi lançada, pelo DTIC, uma nova versão do Projudi com a automatização do procedimento de cadastro de depósitos judiciais no sistema. Desse modo, a informação segue diretamente do SisbaJud para o Projudi. 

O módulo automatizado de ordens judiciais de bloqueio de bens do PIAA e o cadastro de depósitos judiciais estão sendo gradativamente expandidos para todo o primeiro grau de jurisdição. Por sua vez, o módulo automatizado de pesquisa de endereços já foi implantado em todo o primeiro grau. 

Por meio da integração do SisbaJud com o Projudi, mais de 88 mil solicitações de endereços já foram realizadas e cerca de R$ 4,3 bilhões já foram solicitados para bloqueio, tendo sido retidos quase R$ 44 milhões, dede o início da integração até fevereiro deste ano. 

Confira os números: 

 

 

 

Implantação do SisbaJud 

Segundo o DTIC, a implantação do SisbaJud na Justiça paranaense não foi tão simples, pois os servidores não dispunham de um manual de uso, apenas da documentação da Interface de Programação de Aplicação (API - Application Programming Interface), que é uma forma de padronizar a comunicação entre os sistemas das instituições envolvidas.  

Além disso, a adaptação ao SisbaJud precisou ser realizada em menos de um mês, mas a integração ocorreu com sucesso graças ao empenho do DTIC, bem como à colaboração de servidores lotados nas varas de primeiro grau de jurisdição, que puderam acompanhar e validar a execução do robô.    

 

Manual do sistema

No que tange a integração do SisbaJud com o robô, visando prestar um atendimento mais adequado, os usuários devem consultar os artigos na Base de Conhecimento do DTIC.
Clique aqui para acessar.
 
Novos usuários
Para promover o cadastramento de novos usuários junto ao SisbaJud, o chefe de secretaria/escrivão, com anuência do Magistrado, deve enviar um mensageiro à lista "Divisão de Sistemas Externos", da Corregedoria-Geral da Justiça do TJPR, informando seus dados pessoais e lotação.