Notícias

Semana Nacional da Conciliação: inscreva-se até o dia 7 de outubro


SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO: INSCREVA-SE ATÉ O DIA 7 DE OUTUBRO

Todos aqueles que tiverem conflitos para resolver – com ações abertas ou não – podem participar

A XIV Semana Nacional da Conciliação já está com as inscrições abertas: no Paraná, todos os cidadãos que quiserem participar da Semana deverão se inscrever até o dia 7 de outubro, pelo site www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao. A campanha, que será desenvolvida entre os dias 4 e 8 de novembro, é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um esforço concentrado do Poder Judiciário Nacional para solucionar conflitos por meio da mediação e da conciliação.

Para a realização da ação, os Tribunais de todo o país selecionam os processos com possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Feitos que já estão na Justiça e processos que ainda não foram instaurados (pré-processuais) podem ser solucionados por meio da conciliação. Além disso, o próprio interessado pode buscar a solução do problema com o auxílio de conciliadores. 

Em busca de uma solução

São exemplos de conflitos que podem ser resolvidos a partir da conciliação: pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas com instituições financeiras e problemas de condomínio, entre outros.

De acordo com o CNJ, em 2018, o método conciliatório foi utilizado em mais de 600 mil audiências em todo o país e contribuiu para a homologação de mais de R$ 1,5 bilhão em acordos. Os resultados foram alcançados por meio da atividade de equipes de Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho.

Para mais informações acesse o site: www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao.