Notícias

Seminário reúne juristas e magistrados para debater o tema “Filosofia e Direito no mundo atual”


Seminário reúne juristas e magistrados para debater o tema “Filosofia e Direito no mundo atual”
O evento foi transmitido ao vivo na quinta-feira (22/10) pelo canal do TJPR no YouTube
Sex, 23 out 2020 16:29:30 +0000

Na quinta-feira (22/10), professores, magistrados, advogados e autores das áreas do Direito e da Filosofia se reuniram no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para debater sobre diversos assuntos que interligam essas duas matérias.

O Seminário “Conexões entre Filosofia e Direito no mundo atual” foi transmitido ‘ao vivo’ pelo canal do TJPR no YouTube e centenas de pessoas puderam acompanhar o evento – uma jornada de mais de oito horas de conhecimento e troca de experiências.  

O primeiro tema discutido no seminário foi a “Formação jurídica e filosófica”, que contou com a participação do Presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e do Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca.

Na sequência, o jurista Rodrigo Xavier Leonardo, o filósofo Rodrigo Brandão e o magistrado Luiz Osório Panza discorreram sobre as questões afetas à “Filosofia Moral e Norma Jurídica”.

A temática “Metafísica e objetos de cognição no Direito” foi abordada pelos juristas Maurício Dieter, Gehad Marcon Brak e Rafael Ferreira Vianna.

O painel “Filosofia da Mente e a relevância jurídica da vontade” teve a participação do magistrado Tiago Gagliano Alberto e do filósofo Breno Hax.

Por fim, falaram sobre o tema “Lógica e Argumentação no Direito” os magistrados Clayton de Albuquerque Maranhão, Jorge de Oliveira Vargas, Fernando Andreoni Vasconcelos e José Ricardo Alvarez Vianna.      

Acesse o canal do TJPR no YouTube para conferir as palestras.