Notícias

Servidores do TJPR apresentam trabalho no IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário


SERVIDORES DO TJPR APRESENTAM TRABALHO NO IV FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO PODER JUDICIÁRIO

O projeto apresentado desta vez foi a “Consultoria em Controle Patrimonial”, atividade desenvolvida pelo NCI

Nos dias 16 a 18 de maio, dois servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) – Thiago Martini Ribeiro Pinto, Chefe da Divisão de Normatização do Núcleo de Controle Interno (NCI), e Moacir Carneiro Junior, contador do Departamento de Gestão de Serviços Terceirizados (DGST) – participaram do IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, em São Paulo. Este foi o segundo ano consecutivo que o NCI do TJPR teve trabalho selecionado para a apresentação no evento.

O projeto apresentado desta vez foi a “Consultoria em Controle Patrimonial”, atividade desenvolvida pelos servidores Leonir Valmorbida e Thiago Martini Ribeiro Pinto do NCI que teve como objetivo promover ações que visassem à melhoria do controle patrimonial dos bens do Poder Judiciário paranaense e ao auxílio na implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais determinados pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Dentre as ações desenvolvidas, estão a facilitação e a orientação promovida pelo NCI para que a Alta Administração do TJ adotasse providências para cumprimento da determinação da Secretaria do Tesouro Nacional no tocante à adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais. Em decorrência disso, a Secretária do Tribunal de Justiça do Paraná, Maria Alice de Carvalho Panizzi, instituiu um grupo de trabalho que contou com a participação de representantes da Secretaria, do NCI, do Departamento Econômico e Financeiro, do Departamento do Patrimônio, do Departamento de Engenharia e Arquitetura e do Departamento de Tecnologia e Informação e Comunicação.

Segundo normas internacionais, introduzidas e incentivadas pelos órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cabe à unidade de controle e auditoria interna promover serviços independentes e objetivos de avaliação e consultoria, com o objetivo de agregar valor e melhorar as operações da instituição.

O propósito dessa atividade, que teve caráter preventivo e orientativo, foi contribuir para um melhor controle dos bens do Poder Judiciário Paranaense e a implantação dos novos procedimentos contábeis patrimoniais.

O IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), por meio da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2), do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP). A edição 2019 do evento será realizada em Belo Horizonte (MG).