Notícias

Servidores do Tribunal de Justiça concluem curso superior de Tecnologia em Gestão Pública

 

Noventa servidores do Tribunal de Justiça receberão na segunda-feira (12), às 19h, certificados de conclusão do curso de nível superior oferecido à distância pelo Instituto Federal do Paraná. O curso teve início em 2008 é uma realização da Escola de Servidores do Poder Judiciário (Eseje). As aulas foram transmitidas via satélite para 14 telessalas em todo o Paraná, o que permitiu a servidores em cidades como Ortigueira, Telêmaco Borba, Cruzeiro do Oeste, entre outras, terem a mesma oportunidade de se formar que servidores dos maiores centros urbanos.

O Tribunal de Justiça participou concedendo 40 bolsas de estudo para os servidores e liberando todos das atividades normais de trabalho nas quartas-feiras pela manhã. Agora os participantes mostram o retorno de seu estudo, oferecendo ao Tribunal os trabalhos de conclusão de curso, voltados todos para a prestação jurisdicional, envolvendo temas como Gestão Eletrônica de Documentos: Um Estudo dos Documentos Administrativos no Tribunal de Justiça do Paraná; Desafios dos Cartórios Criminais da Justiça do Estado do Paraná; Pregão Eletrônico, Vantagens e Desvantagens; Análise de Clima Organizacional e Proposta de Implantação do Centro de Integração Sociocultural no Poder Judiciário do Estado do Paraná; Fundo da Justiça do Poder Judiciário do Estado do Paraná e o Processo de Estatização das Serventias Judiciais do Estado; Fundo Rotativo do Poder Judiciário do Estado do Paraná – Decreto Judiciário n.º 955/08; Endomarketing como Ferramenta de Produtividade no Setor Público; Processo de Seleção Interna e Motivação Organizacional; Juizados Especiais Cíveis: Acesso à Justiça; Inclusão de Pessoas com Deficiência em Cargos e Empregos Públicos, entre outros.

O desembargador Noeval de Quadros, conselheiro da Eseje, foi um dos incentivadores dessa capacitação. “Os servidores precisam de desafios, querem crescer na carreira e o tribunal tem de dar-lhes oportunidade de estudo e ascensão profissional”, diz. Dois exemplos dessa realidade são as servidoras Esmerina de Fátima Medrado, que por onze anos foi ascensorista do Tribunal e Cecília Valenga Barchirk, copeira. Ambas participam desse grupo de formandos em tecnologia. Com a modificação do plano de carreiras, ambas deixaram as funções anteriores, desde o ano passado integram o Grupo Auxiliar Básico e hoje trabalham na Divisão de Autuação da Corregedoria da Justiça. Há servidores de todos os setores, até diretores de Departamentos.

Muitos servidores, que já tinham educação superior, também aprovaram o curso porque viram a oportunidade de conhecer disciplinas importantes para o trabalho no Tribunal, tais como gestão de compras, marketing público, Direito público, etiqueta no serviço público, comunicação oficial e arquivística, ética profissional, direito tributário, contabilidade pública, gestão do patrimônio e logística, planejamento urbano, psicologia das relações humanas, gestão de políticas públicas, licitações, serviços e obras, gestão ambiental, gerenciamento de projetos e outras.

A colação de grau acontecerá no Tribunal Pleno, no 12º andar do Edifício Anexo, com a presença de várias autoridades, entre as quais o presidente do Tribunal de Justiça e o corregedor-geral da Justiça.

A Eseje é dirigida pela servidora Rosilda Olivo e conta com os servidores Rosângela Bucco, Jeferson Lorenzetti e os estagiários Tiago Freiberger e Alan Pohl Didomenico. Também colaboraram, ao longo do tempo, desse curso, embora não participem mais da ESEJE, os servidores Midiã Monica, Maria Joana Novack, Jean Garret e Adilene Havro Ferrari. A Eseje foi criada ao tempo em que era presidente do Tribunal de Justiça o desembargador Vidal Coelho.

Em 2010 iniciou-se uma segunda turma de Tecnologia em Gestão Pública, com cerca de 100 alunos, servidores do TJ na Capital e interior. Eesse curso, com aulas nas quintas-feiras pela manhã, deve estender-se até 2012.