Notícias

TJPR apresenta projeto “Biometria nos Estádios” para a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios


TJPR APRESENTA PROJETO “BIOMETRIA NOS ESTÁDIOS” PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Pioneiro no país, o projeto vem alcançando resultados importantes e pode servir de modelo para outros estados, garantindo maior segurança nos eventos esportivos

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio de sua 2ª Vice-Presidência, participou da reunião nacional da Comissão Permanente de Combate à Violência nos Estádios, realizada na sede do Ministério Público do Estado do Paraná, na última sexta-feira (17/8). Criada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), a comissão reuniu cerca de 20 representantes dos Ministérios Públicos de 13 estados, para possibilitar o conhecimento das medidas adotadas no âmbito da segurança pública no futebol.

Representando a 2ª Vice-Presidência do TJPR, o Juiz Auxiliar Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, apresentou o projeto “Biometria nos Estádios”, em funcionamento no estádio do Clube Atlético Paranaense - o primeiro a aderir à iniciativa no ano passado. Fruto do convênio celebrado pelo Tribunal de Justiça com a Celepar, DETRAN/PR e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR), a iniciativa já possibilitou a identificação e cumprimento de vários mandados de prisão, por meio do uso da tecnologia da biometria.

Pioneiro em todo o país, o projeto do TJPR vem ganhando destaque na prevenção de casos de violência e pode servir de modelo para outros estádios. “É muito importante poder difundir as ideias de uma prática que vem dando bons resultados. A comissão permanente de combate à violência no futebol, do Ministério Público, tem uma ampla frente de atuação e já sinalizou o interesse de replicar o projeto em outros estados. Isso é um excelente indicador de que as ações do estado do Paraná são vanguardistas e eficientes”, destacou o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJPR.

A Comissão 

A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios foi criada pelo CNPG em 2006, com o objetivo de intervir em questões como a redução da violência nos estádios de futebol e na melhoria da segurança das instalações físicas dos estádios. O grupo passou a intervir junto ao poder público estadual, federações, clubes e torcidas, com a finalidade de tutelar de forma preventiva a integridade física e a saúde dos torcedores que frequentam os eventos esportivos.

A Comissão reúne-se regularmente, quatro vezes por ano, e desta vez se encontrou em Curitiba para que os seus membros pudessem conhecer o sistema de controle biométrico de ingresso no estádio do Atlético Paranaense.

Texto: 2ª Vice-Presidência.