Notícias

TJPR assina acordo com governo paranaense para expandir o Projeto "Rolê Cultural"


TJPR assina acordo com governo paranaense para expandir o Projeto "Rolê Cultural"
Iniciativa que visa aproximar a cultura de pessoas em situação de vulnerabilidade social, poderá ser desenvolvida em todo o Paraná
Qui, 05 set 2019 14:31:22 +0000

Nesta quarta-feira (4/9), um Acordo de Cooperação assinado entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Governo do Estado garantiu a expansão do projeto "Rolê Cultural" para todo o Estado. Reunidos no Museu Paranaense, representantes dos Poderes Judiciário e Executivo, além de crianças da rede pública de ensino, participaram de uma solenidade para assinatura do documento.

Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, por intermédio de sua 2ª Vice-Presidência, o Rolê Cultural visa promover a pacificação social, fomentar a autonomia pessoal e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando a prevenção à criminalidade por meio de visitas guiadas e de passeios culturais. A partir da assinatura do acordo com o Executivo Estadual, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura garantirá, aos participantes do projeto, acesso a todos os equipamentos culturais do Estado, como exposições, peças de teatro, sessões de cinema e concertos musicais, ampliando o alcance e a difusão da cultura para todos os paranaenses.

O Governador do Paraná salientou a importância de aproximar a cultura do público jovem. “O nosso objetivo, não só do Governo, mas de todos, é de fazer com que a cultura fique mais acessível. Esta é uma oportunidade de torná-la mais popular e mais próxima das pessoas", destacou.

O Prefeito da capital interagiu com os ‘curitibinhas’ em seu discurso, apontando a importância da cultura para o crescimento das crianças. “Nas visitas a locais como esse vocês terão a oportunidade de passear por todo o passado, mas o mais importante é que guardem essa informação na cabeça e no coração, porque cultura é aquilo que a gente se lembra depois que se esquece de tudo que aprendeu, é o que fica dentro da gente”.

Idealizador do "Rolê Cultural", o 2º Vice-Presidente do TJPR ressaltou o objetivo da iniciativa. “A nossa intenção com esse projeto é de levar a emancipação e a autonomia do jovem através da arte, não só por museus, mas por teatro, música e outras atividades artísticas. Nós acreditamos que a arte é uma ferramenta de emancipação".

As primeiras visitas guiadas a partir da assinatura do acordo serão no Museu Paranaense. “Este é o museu que abriga e retrata a história do Paraná. A função do Governo do Estado nesta parceria é conciliar a estrutura e a rotina do museu para receber as visitas desses jovens. Aqui eles poderão vivenciar a história que sai dos livros e terão uma visão mais privilegiada”, explicou o secretário da Comunicação e da Cultura.

Outras manifestações artísticas e culturais serão contempladas, afirmou o secretário. “Vamos coordenar junto com o Tribunal de Justiça a presença dos jovens em espetáculos do Balé do Teatro Guaíra, da Orquestra Sinfônica. Temos uma oportunidade de ampliar essa ação e também levá-la para outras regiões do Estado”, disse.

Sobre o Rolê Cultural

O Rolê Cultural iniciou suas atividades nos primeiros meses de 2019, com parcerias realizadas diretamente com as instituições de espaços culturais de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer. Dessa forma pode apresentar arte e cultura a adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, crianças atendidas por ONGs e idosos de uma casa lar de Curitiba, além da visitação de um grupo de deficientes visuais à exposição “MON Para Todos”, criada para ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao acervo do museu.