Notícias

TJPR assina acordo de cooperação para implantar Laboratórios de Inovação


TJPR assina acordo de cooperação para implantar Laboratórios de Inovação
No Paraná, os quatro segmentos da Justiça estarão unidos com o propósito de criar soluções para dar efetividade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Qui, 21 nov 2019 18:30:29 +0000

Na última quarta-feira (13/11), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) firmou um acordo de cooperação técnica com a Justiça Federal do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT-9) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para fomentar a adoção de práticas e de projetos inovadores.

A iniciativa promove as atividades realizadas nos Laboratórios de Inovação, que delinearão os indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O acordo prevê, inicialmente, a elaboração de estudos, pesquisas, criação e desenvolvimento de ações e projetos inovadores, visando à efetividade dos ODS.  A cooperação entre os órgãos participantes envolve o compartilhamento de práticas, conhecimentos e experiências referentes à inovação no setor público.

A assinatura do convênio ocorreu na sede da Justiça Federal e contou com a presença da Vice-Diretora da Seção Judiciária do Paraná, a Juíza Federal Luciana da Veiga; da Presidente do TRT-9, a Desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu; do Presidente do TRE-PR, o Desembargador Gilberto Ferreira; do Presidente do TJPR, o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e da Conselheira Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Segundo a Conselheira do CNJ, a simbologia do laboratório de inovação no Poder Judiciário é muito forte: “O Paraná é o primeiro Estado em que os quatro segmentos da Justiça estão unidos neste propósito. É a primeira experiência do mundo como forma de institucionalizar a Agenda 2030. O espaço permite que o judiciário se abra para o diálogo e pense em soluções”.

Com informações da Justiça Federal.