Notícias

TJPR celebra o Dia da Árvore com plantio de mudas nativas


TJPR CELEBRA O DIA DA ÁRVORE COM PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

Na data, o Tribunal firmou, ainda, Protocolo de Intenções para projetos socioambientais

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, foi marcado com o plantio de mais árvores nativas no Bosque das Desembargadoras e Desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), localizado no Centro Judiciário de Curitiba. Nessa segunda e terça-feira (21 e 22/9), o local ganhou novas mudas de ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-roxo, pinheiro-bravo, sibipiruna e canafístula, açoita cavalo, cássia fastuosa e ingá. 

As árvores foram plantadas pela Desembargadora Priscilla Placha Sá e pelos Desembargadores Carvílio da Silveira Filho, Cláudio Smirne Diniz, D´Artagnan Serpa Sá, Espedito Reis do Amaral, Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, Jorge de Oliveira Vargas, José Augusto Gomes Aniceto, José Mauricio Pinto de Almeida, Luis Sérgio Swiech, Mario Nini Azzolini, Renato Braga Bettega e Sérgio Roberto Nóbrega Rolanski.  

O Bosque faz parte do projeto “Rolê Ambiental”, uma iniciativa do TJPR com a parceria do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Além de contar com ações voltadas à disseminação de conhecimento da relação entre seres vivos e meio ambiente, o “Rolê Ambiental” tem como objetivo colocar o Centro Judiciário na rota de visitação das praças e parques na Capital. As mudas plantadas no Bosque foram doadas pelo município e fazem parte do programa da Prefeitura da Capital que pretende plantar 100 mil árvores nativas no Município. 

 

Protocolo de Intenções 

A exemplo do TJPR, o Ministério Público do Paraná (MPPR) também realizou o plantio de mudas na terça-feira (21/9). O Presidente do Tribunal, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi convidado pelo Procurador-Geral de Justiça, Dr. Gilberto Giacoia, a participar do evento. 

Na ocasião, representantes da Corte estadual, do MPPR, da Prefeitura de Curitiba e do Estado do Paraná assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de promover a troca de iniciativas de desenvolvimento sustentável entre as instituições e a criação de projetos alinhados com a Agenda 2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“É motivo de alegria poder contar com a cooperação do Ministério Público, do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, que têm sido nossos parceiros, para esse projeto de conscientização ecológica, que é uma das funções sociais da nossa gestão”, destacou o Presidente do TJPR. 

Durante a assinatura do documento, o Procurador-Geral de Justiça ressaltou o comprometimento do MPPR com o Protocolo: “Receba do Ministério Público o compromisso de somarmos esforços para deixar aos nossos descendentes uma sociedade paranaense cada vez mais feliz, justa e fraterna”. 

O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que também esteve presente na solenidade, elogiou o projeto do Tribunal de Justiça: “O Rolê Ambiental significa um compromisso com a primavera e com a vida. Isso é muito significativo nesse momento da remissão da pandemia”.  

“O Paraná tem o maior programa de produção de mudas nativas do Brasil. São quase 10 milhões de árvores produzidas por ano nos nossos viveiros. Por isso estamos buscando parcerias para realizar essa grande ação. Não tem como falar em meio ambiente sem falar de recuperação ambiental”, afirmou o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, que assinou o Protocolo em nome do Estado do Paraná. 

 

Por Alinne Quadros.