Notícias

TJPR credencia Escola Superior de Advocacia (ESA) para formar mediadores e conciliadores judiciais


TJPR CREDENCIA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA (ESA) PARA FORMAR MEDIADORES E CONCILIADORES JUDICIAIS

Iniciativa permitirá a formação continuada e voltada para a solução consensual dos conflitos

Nesta segunda-feira (11/11), a Escola Superior de Advocacia (ESA) foi credenciada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) – vinculado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) – como Instituição Formadora de Mediadores e Conciliadores Judiciais. A habilitação possibilita a difusão das técnicas adequadas de resolução de conflitos no Estado, sendo a ESA a primeira escola do sistema OAB a obter o selo. Isso a torna precursora em iniciativas voltadas para a formação continuada de advogados.

Com a parceria, o sistema Judiciário e a sociedade poderão contar com profissionais bem preparados para a solução consensual de conflitos. “Os advogados, indispensáveis à administração da Justiça, devem participar ativamente dessa nova etapa”, disse o 2º Vice-Presidente do TJPR. Ele também enfatizou a importância da mediação e da conciliação como formas de resolver as controvérsias existentes na sociedade brasileira. “A capacitação aproxima aqueles que buscam promover o bem comum; o conhecimento ilumina e humaniza os processos. Essa é uma alternativa que nos permite tornar diferente a dura realidade em que vivemos, e isso, afinal, é o que nos entusiasma”, declarou. 

“Nós, advogados, queremos sempre ser partícipes da promoção da Justiça. Pretendemos ser os agentes difusores de novas ideias. Temos por objetivo trabalhar para proporcionar ao jurisdicionado uma via rápida e efetiva na restauração dos direitos”, disse o Presidente da OAB-PR Cássio Lisandro Telles.

Para a Coordenadora da Área de Direito Privado da ESA, Marília Pedroso Xavier, a cultura da mediação tem um grande potencial de crescimento: “Nosso projeto para 2020 é grandioso: já temos interessados no curso de capacitação que será divulgado a partir de fevereiro. É uma honra e uma responsabilidade sermos a primeira escola do sistema OAB a contar com essa formação para a mediação e a conciliação”, afirmou.