Notícias

TJPR e Alep firmam parceria para desenvolver o projeto "Rolê Cívico Paranaense”


TJPR E ALEP FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER O PROJETO "ROLÊ CÍVICO PARANAENSE”

Universitários poderão conhecer o funcionamento dos três Poderes por meio de materiais audiovisuais e de visitas guiadas

Com o objetivo de aproximar os acadêmicos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estaduais, a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) criou o projeto “Rolê Cívico Paranaense”. Por meio dessa iniciativa, estudantes universitários de todo o estado terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de cada um dos Poderes em visitas guiadas nas dependências das instituições e, ainda, terão acesso a materiais audiovisuais educativos. O objetivo é fornecer aos estudantes dados a respeito do histórico e do funcionamento do Poder Público.

Nesta terça-feira (7/5), foi assinado o termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e o TJPR para a execução do projeto. Para o 2º Vice-Presidente do Tribunal - e idealizador da iniciativa -, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, ações de cidadania como o “Rolê Cívico Paranaense” reforçam o compromisso das instituições de servir à população paranaense. “O propósito desse projeto é estabelecer uma nova relação do cidadão com o Poder Público. Por meio do conhecimento, será possível demonstrar o caráter de serviço público inerente aos três Poderes. Essa nova dimensão de compreensão pretende desmistificar a visão da população em relação aos Poderes e promover a sua aproximação com os cidadãos”, ressaltou o Desembargador.

Segundo o Presidente da Alep, Deputado Ademar Traiano, o “Rolê Cívico Paranaense” vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e colaborem para a formação de um novo conceito sobre as instituições públicas. “O grau de conhecimento dos nossos universitários em relação ao dia a dia dos Poderes é muito pequeno. Nada melhor do que estar aqui, presente, convivendo, conhecendo a sistemática, a estrutura, para entender o funcionamento de cada Poder. Com a visita dos jovens, nós vamos mostrar para a sociedade a importância e a complexidade do trabalho desenvolvido em cada instituição”, destacou o Deputado.

As atividades do “Rolê Cívico Paranaense” serão divididas em duas etapas: na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio para que sejam trabalhados, em sala de aula, temas como o histórico, o funcionamento e as particularidades de cada Poder. Em um segundo momento, os alunos virão a Curitiba para fazer um tour guiado pelas sedes dos Poderes, pelas sessões de julgamento no TJPR, pelas sessões plenárias na Assembleia e, também, para participar de um curso sobre o Processo Legislativo.

Ainda no mês de maio, a iniciativa deve ganhar o apoio do Poder Executivo, com a assinatura de um convênio com o Governo do Estado do Paraná, que também disponibilizará uma visita guiada e material de apoio aos participantes.