Notícias

TJPR está elaborando Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2026


TJPR ESTÁ ELABORANDO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PERÍODO DE 2021 A 2026

Interessados ainda podem participar da construção do instrumento que norteará a atuação do Poder Judiciário paranaense pelos próximos anos

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) está elaborando o Planejamento Estratégico para o sexênio de 2021 a 2026, instrumento de gestão que norteará a atuação do Poder Judiciário paranaense nos próximos seis anos. 

Atualmente, estão sendo realizadas reuniões setoriais, com a participação de gestores de áreas estratégicas do TJPR, a fim de discutir e definir os indicadores e metas para o Planejamento Estratégico do período. 

As reuniões têm ocorrido pela plataforma Microsoft Teams e as definições são formuladas coletivamente, em diálogo acessível e aberto, conforme previsões da Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. 

Durante esse processo de elaboração, busca-se alinhar todos os objetivos e indicadores estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o intuito de internalizar, difundir e auxiliar o processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Após a tramitação interna, o texto final do Planejamento Estratégico será encaminhado para apreciação do Órgão Especial. 

  

Objetivos Estratégicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná 2021-2026 

Os Objetivos Estratégicos para o sexênio 2021-2026 foram definidos a partir da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, proposta pelo CNJ, e foram validados pela Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico do TJPR: 

01 – Garantia dos direitos fundamentais; 

02 – Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade; 

03 – Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional; 

04 – Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; 

05 – Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos; 

06 – Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios; 

07 – Promoção da sustentabilidade; 

08 – Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal; 

09 – Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária; 

10 – Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas; 

11 – Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira; 

12 – Fortalecimento de tecnologias da informação (TIC) e de proteção de dados. 

  

Participação Popular 

A participação popular foi garantida por meio de consulta pública disponibilizada no site do TJPR, em setembro do ano passado.  

Contudo, ainda é possível participar da elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Paraná - 2021-2026. Quem tiver interesse em sugerir indicadores estratégicos, metas para o próximo sexênio, projetos e programas a serem incluídos no instrumento de gestão, pode entrar em contato por meio do endereço eletrônico: gestaoestrategica@tjpr.jus.br