Notícias

TJPR inaugura Novo Fórum de Guaratuba


TJPR INAUGURA NOVO FÓRUM DE GUARATUBA

A nova instalação possui 2.990 metros quadrados de área construída e já foi projetado com capacidade para futura expansão

Na manhã desta segunda-feira (17/12) foi realizada a solenidade de inauguração do novo edifício do Fórum Desembargador Armando Jorge de Oliveira Carneiro, da Comarca de Guaratuba, no litoral do estado. O evento reuniu representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de autoridades de outros órgãos do poder público e do sistema de justiça.

Veja mais fotos da inauguração no FLICKR do TJPR.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Arquelau Araujo Ribas; representando a governadora Cida Borghetti, o delegado chefe da 1ª subdivisão policial de Paranaguá, Rogerio Martin de Castro; pelo Prefeito de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus; pelo Presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, vereador Mordecai Magalhães de Oliveira; pela Diretora do Fórum da Comarca Guaratuba, Juíza Marisa de Freitas; representando o Ministério Público do Paraná (MPPR), o promotor de justiça Élcio Sartori; pelo presidente da subseção da OAB de Paranaguá, o advogado Jeferson Honorato Moro; e pelo Defensor Público Geral do Estado, Eduardo Pião Ortiz Abraão.

Também estiveram presentes no ato o Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, demais magistrados da Comarca, policiais civis, militares, advogados, a Procuradora-Geral do Município, Denise Lopes Silva Gouveia; os promotores da Comarca de Guaratuba, José Júlio de Araujo Cleto Neto e Samuel Spengler; e os servidores do TJPR Alexandre Arns Steiner (Diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR); Ademir Santiago Sanches e Rafael Luiz Neves de Oliveira (engenheiros do TJPR) e James Pinto Azevedo Portugal Neto (Assessor especial do Presidente do TJPR).

As autoridades enalteceram a inauguração do novo edifício e destacaram que, com a iniciativa, o Poder Judiciário se aproxima do cidadão e passa a oferecer um atendimento de melhor qualidade.

O Presidente em exercício do TJPR, Desembargador Arquelau Araujo Ribas, reforçou o compromisso do Tribunal de Justiça do Paraná com a valorização do 1º Grau de Jurisdição. “A estrutura e a celeridade da prestação jurisdicional estão sempre correlacionadas. E essa construção é uma parte dos esforços empreendidos pelas últimas gestões do Tribunal para que a Justiça, principalmente no 1º Grau de Jurisdição, não somente esteja presente e acessível, mas se apresente no tempo devido, atendendo às necessidades dos jurisdicionados.”

A obra

Ao custo de R$ 8 milhões, o novo prédio do Fórum da Comarca de Guaratuba tem 2.990 metros quadrados de área construída. O local possui espaços reservados para os gabinetes dos juízes e de suas assessorias, salas de audiência e cartório. Conta com ampla estrutura para os Juizados Especiais, são quatro salas destinadas à atividade de conciliação. No Salão do Júri há sala privativa para deliberações, além de outros serviços necessários para o atendimento aos jurisdicionados.

O edifício tem infraestrutura moderna e já adaptada a pessoas com deficiência, com vagas de estacionamento exclusivas, rampas de acesso, sanitários adaptados e elevador. Além das duas varas judiciais existentes, possui estrutura reservada para uma futura expansão com mais uma unidade.