Notícias

TJPR inaugura novo Fórum de Matelândia


TJPR inaugura novo Fórum de Matelândia
Edifício, construído em terreno doado pelo município, tem quase dois mil quadrados
Sex, 27 set 2019 16:03:32 +0000

Nesta quinta-feira (26/9), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) inaugurou o novo Fórum da Comarca de Matelândia – nomeado Fórum Doutor Edumar Pires. A instalação, que passa a compor a estrutura do Poder Judiciário Estadual, possui 2.004 metros quadrados e foi construída em um terreno de 6.000 metros quadrados doado pelo Município da região oeste do Estado. Durante um ano e meio, o TJPR investiu perto de 6 milhões de reais na construção que passa a beneficiar a região.

O espaço possui gabinetes para Magistrados e Promotores de Justiça, três salas de audiência, duas salas de conciliação e salão do Júri com capacidade para 50 pessoas. Além disso, o prédio conta com salas destinadas à equipe de psicólogos, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Defensoria Pública.

“É oportuno lembrar que o prédio do Fórum é o símbolo concreto do Poder Judiciário local. De fato, é nele que se concentra a maioria das atividades pertinentes à entrega da prestação jurisdicional. Como se sabe, no Fórum, o Juiz recebe as petições que dão início às ações, ouve as partes, colhe depoimentos, exara despachos, realiza sessões de conciliação e julgamento e lavra sentenças, entre tantas outras atividades que se efetuam com a colaboração de Servidores e Serventuários da Justiça”, disse o Presidente do TJPR na solenidade de inauguração.

Patrono

O Fórum de Matelândia leva o nome do Doutor Edumar Pires que nasceu em 1927, na cidade de Antonina (PR). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1955. Dono de uma voz privilegiada, foi radialista de grande prestígio em emissoras de Ponta Grossa, Rio Negro, Curitiba e Cambé, onde também exerceu a advocacia. Aprovado em concurso para a magistratura, foi nomeado para o cargo de Juiz Substituto em Maringá. Depois atuou em Campo Mourão, Peabiru e Sengés. Nomeado Juiz de Direito, em 1961, exerceu o cargo nas Comarcas de Clevelândia, Guarapuava e Curitiba. Como Magistrado, distinguiu-se por uma característica marcante: suas decisões eram impregnadas de humanismo e continham curiosas ponderações e orientações às partes e aos advogados. Foi professor de Linguagem Forense na Universidade Católica do Paraná e professor da Escola da Magistratura do Paraná. Faleceu no ano de 1986.