Notícias

TJPR inicia projeto “Conhecendo a Ouvidoria”


TJPR INICIA PROJETO “CONHECENDO A OUVIDORIA”

A intenção é mostrar o trabalho desenvolvido pelo setor e como funciona o trâmite dos procedimentos

Durante o mês de fevereiro, a Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vem agendando visitas com a nova Cúpula Diretiva, servidores, magistrados, sindicatos, associações e demais instituições – como, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná e a Defensoria Pública – para apresentar as atividades realizadas pelo setor. Esse trabalho faz parte do projeto “Conhecendo a Ouvidoria”, que busca apresentar as atribuições do departamento e, ainda, mostrar como funciona o trâmite dos procedimentos e quais são as principais demandas.

No início de mês, a Cúpula Diretiva do TJPR foi recebida pela Ouvidora-Geral, Ana Lúcia Lourenço, que, além de mostrar os trabalhos realizados, falou sobre as novas ações que devem ser implantadas no decorrer da gestão.

Abaixo confira na íntegra o texto da Ouvidora-Geral do TJPR.

“A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Paraná, como as demais Ouvidorias, se constituiu em um   espaço democrático de comunicação destinado a receber manifestações   dos   cidadãos, incluindo   reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitação de pedidos e de informações. Por meio da mediação e da busca de equilíbrio entre os    entes    envolvidos, a    Ouvidoria    efetua    o    encaminhamento, a orientação, o acompanhamento da demanda e  o  retorno  ao  usuário,  com  o  objetivo  de  propiciar  uma resolução adequada aos problemas apresentados, valorizando a dimensão subjetiva e social, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão e com os princípios constitucionais da transparência e acesso à justiça. Assim, a Ouvidoria desempenha um papel importante também na coleta de dados estatísticos.

As implicações para o processo de melhoria da nossa instituição estão implícitas e explícitas em muitos dos relatos dos solicitantes ou reclamantes. Todas as sugestões apontadas pelos sujeitos são muito importantes para a reflexão e posterior implementação de estratégias para transformar e aprimorar a nossa atividade fim. Por ouro lado, é preciso repensar o sentido real da Ouvidoria, pois ainda vivemos uma cultura voltada para o propósito de destacar as falhas do processo em detrimento da efetividade dos resultados. Decorre, deste modo, a necessidade fundamental de implementar o retorno das demandas, com a emissão de relatórios, a socialização dessas demandas, em especial o elogio, destacando também a valorização do capital humano.

Para entender como a Ouvidoria do TJPR atua em todo este contexto, é que a Ouvidora-Geral Ana Lúcia Lourenço deu início a primeira parte do projeto “Conhecendo a Ouvidoria I” em que foram convidados os Desembargadores Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Corregedor-Geral e Corregedor para visitarem as dependências de nossa Ouvidora (3º andar do prédio Anexo). Nas datas de 05, 06, 07 e 14 deste mês de fevereiro houve a apresentação para os representantes da Cúpula, um breve resumo sobre as atribuições do órgão, suas limitações, forma de encaminhamentos, quadro de pessoal, e perfil das principais manifestações, bem como projetos já concretizados e os que ainda serão realizados.

Também, a partir deste mês, a Ouvidoria do TJPR estará nas redes sociais através do Instagram OUVIDORIATJPR”.