Notícias

TJPR inova ao conduzir a escolha de Seções Judiciárias por novos Magistrados pelo Whatsapp


TJPR INOVA AO CONDUZIR A ESCOLHA DE SEÇÕES JUDICIÁRIAS POR NOVOS MAGISTRADOS PELO WHATSAPP

A novidade trouxe economia e celeridade ao processo, já que o procedimento pôde ser realizado sem necessidade de deslocamento

A fim de imprimir celeridade e permitir que os candidatos residentes em outros estados e no interior do Paraná não precisassem se deslocar até Curitiba, o Presidente do Tribunal, Desembargador Renato Braga Bettega, determinou que se utilizasse o meio digital para a escolha das Seções Judiciárias a serem preenchidas.

Visando a harmonia com as inovações tecnológicas promovidas no âmbito jurisdicional, especialmente no que diz respeito às intimações e comunicações formalizadas no âmbito dos Juizados Especiais (PCA 0003251-94.2016.2.00.0000 – CNJ), o Juiz Auxiliar da Presidência Rogério Etzel elegeu o aplicativo Whatsapp como plataforma para simplificar o ato que usualmente ocorre em sessão pública.

Ou seja, se aceitos métodos alternativos (porém idôneos) de comunicação nas vias processuais, tal prática deve ser estendida às atividades de cunho eminentemente administrativo quando provarem ser o meio menos custoso, célere e eficaz para o objetivo pretendido.

Dentro desse contexto, um grupo no Whatsapp foi criado com a inclusão de todos os aprovados. Além disso, foram definidas as regras para o decorrer do procedimento e cada candidato foi instado a manifestar sua escolha no prazo de 24 horas, obedecido o critério da classificação final no concurso de ingresso para a magistratura.

Assim, sucessivamente até o 15º colocado, todas as Seções Judiciárias disponibilizadas foram selecionadas num espaço de oito dias. Com início às 14 h de 2 de agosto, o procedimento foi finalizado em 10 de agosto de 2018, às 15h29 e assim ficou estabelecido:

  1. William G.N. Figueroa; 62ª – Astorga;
  2. Ana Paula G. Mendonça; 53ª – Lapa;
  3. Carolina V. da Rosa; 59ª – Guaratuba;
  4. Elvis N. dos S. Pavan; 26ª – Cornélio Procópio;
  5. Raffael A.L. Vizzoto; 61ª – Jandaia do Sul;
  6. Wesley P. Borel; 55ª – Marechal Cândido Rondon;
  7. Maria Luiza M. de A. Andrade; 52ª – Wenceslau Braz;
  8. Murilo C. Ghizzi; 56ª – Realeza;
  9. Daniela F. R. e Silva; 40ª – Palmas;
  10. Gustavo D. Marchini; 37ª – Loanda;
  11. Amanda C. Lam; 58ª – Porecatu;
  12. Cristiane D. Bonfim; 36ª – Laranjeiras do Sul;
  13. Natalia C. Evangelista; 44ª – Pitanga;
  14. Fernando P.G. Pereira; 68ª – Iporã;
  15. Raul B. de Campos; 46ª – Santo Antônio do Sudoeste.

Aguardando apenas o agendamento da data para a cerimônia de nomeação e posse, os futuros Magistrados já sabem onde vão iniciar suas carreiras, o que lhes proporciona tempo suficiente e razoável para se familiarizarem com as Seções Judiciárias e suas Comarcas.

Texto: LFBS