Notícias

TJPR instala projeto "Justiça se Aprende na Escola"

O presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, instala, em sessão solene, na próxima quinta-feira (15), o novo Programa de responsabilidade social do TJPR, "Justiça se Aprende na Escola". O projeto, coordenado pelo Des. Ivan Bortoleto, 2ª vice-presidente, atende a meta 4/2011 do CNJ e tem o objetivo de divulgar noções básicas sobre o funcionamento e a finalidade da Justiça a alunos da rede pública do Estado do Paraná.

Escolas previamente selecionadas pelas Secretarias de Educação vão participar de atividades oferecidas pelo TJPR. Na primeira fase do projeto, os professores, com apoio da equipe de voluntários do TJ, notadamente juízes, irão introduzir o conteúdo em sala de aula. Em seguida, será realizada uma visitação dos alunos ao Tribunal de Justiça, contando com palestra de um magistrado que explicará sobre o funcionamento da Justiça. Após a visita, os professores vão orientar os alunos a elaborarem relatórios individuais, que poderão ser premiados ao final do projeto.  Concluídas todas as etapas, o encerramento será uma atividade cultural, um júri simulado, elaborado pelos alunos.

"O nosso objetivo é colaborar para a formação da cidadania das crianças e adolescentes, de modo que eles comecem a ter noções básicas de seus direitos e deveres, bem como noções acerca da estrutura e funcionamento do Poder Judiciário", afirma o juiz auxiliar da 2º vice-presidência, Jederson Suzin. O magistrado diz que apesar de o projeto estar sendo institucionalizado agora, já existiam iniciativas individuais de magistrados, como é o caso da Comarca de Guarapuava, ressaltando que o Paraná foi pioneiro nesta ação,  iniciada no ano de 1993.

Os trabalhos vão começar no primeiro semestre letivo de 2012, com nove escolas diferentes. O material didático a ser utilizado já existe, são cartilhas e gibis de diversos temas (Juizado Especial, Adoção, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, etc) que foram fornecidos, em parte, pela AMB.