Notícias

TJPR lança aplicativo para realizar o Inventário 2021


TJPR LANÇA APLICATIVO PARA REALIZAR O INVENTÁRIO 2021

A nova ferramenta, disponível apenas para sistema Android, permite escanear as plaquetas patrimoniais pelo celular, tornando a checagem mais ágil

O Inventário Descentralizado é um procedimento anual que tem por objetivo promover o cuidado, a responsabilidade e a preservação dos bens do Tribunal de Justiça do Paraná. Este ano, o inventário será realizado entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro, de acordo com o Decreto Judiciário nº 497/2021, e conta com uma novidade: o aplicativo Patrimônio TJPR, disponível para download na loja de aplicativos do Google para usuários de smartphone com sistema Android. 

A nova ferramenta digital, idealizada pelo servidor Sandro Vinicius Pavanelli Barry e desenvolvida pelo analista de sistemas Luiz Fernando Robert Neto, permite escanear ou digitar os códigos das plaquetas patrimoniais pelo celular, diretamente na plataforma responsável. O Poder Judiciário do Estado do Paraná conta com mais de 270 mil bens inventariados, divididos em 1586 unidades inventariantes. Desses, mais de 20 mil são eletrônicos como computadores e notebooks. Quanto aos móveis do TJPR, são contabilizadas aproximadamente 25 mil mesas, 53 mil cadeiras e 13 mil gaveteiros. A novidade facilitará o controle desse volume de bens, pois torna a checagem rápida e prática. 

No período designado, as encarregadas e encarregados pelo Inventário 2021 deverão listar todos os bens inventariados — aqueles controlados por plaqueta patrimonial, como mesas, armários, equipamentos eletrônicos — na Plataforma Hermes (pelo aplicativo ou pelo computador) e vinculá-los aos seus usuários.   

“É essencial que haja o engajamento de todas as unidades na conferência dos bens que ficam sob sua responsabilidade”, afirma o Diretor do Departamento do Patrimônio, Leonel Júnior Pedralli. “Vale lembrar, que no ano de 2020, o inventário não foi realizado em razão da pandemia de covid-19, então, por esse motivo, é essencial que a conferência seja feita com o máximo de rigor”, conclui.  

O inventário é obrigatório, e itens extraviados ou ainda a não realização do inventário resultará em apuração de responsabilidade funcional. Mais informações sobre o Inventário Descentralizado 2021 e o passo a passo de como utilizar o aplicativo encontram-se na intranet do TJPR. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio da lista do Mensageiro "Inventário 2021" ou contate o Departamento do Patrimônio via WhatsApp por meio da Pat, assistente virtual.  

Assista ao vídeo explicativo do Leonel Júnior Pedralli, Diretor do Departamento do Patrimônio: