Notícias

TJPR lança novo CEJUSC Virtual


TJPR LANÇA NOVO CEJUSC VIRTUAL

Atendimento é voltado à solução rápida e eficiente de conflitos, sem a necessidade de abertura de um processo judicial

Na terça-feira (14/7), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) lançou um novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania: o CEJUSC Virtual. O serviço tem o objetivo de atender cidadãos que desejam solucionar conflitos nas áreas cível ou empresarial de maneira consensual. A solicitação deve ser feita na modalidade pré-processual (quando ainda não existe processo na Justiça) e o atendimento é realizado virtualmente. 

“Podemos atender a qualquer tipo de demanda cível ou empresarial que, neste momento, em especial, requer uma atenção maior, na medida em que a pandemia afetou sobremaneira as relações contratuais”, observou a Juíza Coordenadora do CEJUSC Virtual, Vanessa Jamus Marchi. O atendimento remoto beneficia regiões do Estado que possuem um número reduzido de mediadores e conciliadores. “Por meio de um banco de mediadores, nós vamos realocar uma mão de obra que sobra em determinados locais e falta em outros”, explicou a magistrada.

Utilizando a mediação e a conciliação, o novo centro contribui para a resolução de conflitos de forma rápida, eficiente e sem qualquer contato presencial entre os envolvidos. “O CEJUSC Virtual é capaz de garantir o acesso à Justiça mesmo em períodos excepcionais, evitar a judicialização, avançar na gestão processual e na produtividade da mão de obra, melhorando a eficiência jurisdicional de forma geral”, destacou o 2º Vice-Presidente do TJPR, idealizador do projeto.

A videoconferência que marcou o lançamento do Cejusc Virtual foi transmitida pela internet e contou a audiência de centenas de pessoas, entre magistrados e servidores do Paraná, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Amapá. A live está disponível no canal do 2ª Vice-Presidência no Youtube

Sobre o CEJUSC Virtual

O novo serviço pretende solucionar conflitos de forma célere, sem a necessidade de abertura de um processo. Qualquer cidadão maior de 18 anos ou pessoa jurídica pode preencher o formulário de solicitação no site www.tjpr.jus.br/cejuscvirtual. Após o preenchimento, o interessado deve aguardar um contato para que sua audiência de conciliação/mediação seja marcada.

Caso a parte já tenha um processo judicial em andamento, o advogado deve solicitar o encaminhamento da ação ao CEJUSC da comarca competente para o agendamento de uma audiência virtual.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.tjpr.jus.br/cejuscvirtual