Notícias

TJPR presta homenagem ao Desembargador Heliantho Camargo em seu centenário de nascimento


TJPR presta homenagem ao Desembargador Heliantho Camargo em seu centenário de nascimento

Seg, 28 set 2015 18:20:11 +0000

Os cem anos de nascimento do Desembargador Heliantho Camargo serão comemorados na tarde desta terça-feira (29/9) no Tribunal de Justiça do Paraná. A homenagem acontecerá durante evento de inauguração da galeria com fotos dos 2º Vice-Presidentes da Corte. O magistrado foi o primeiro Desembargador eleito para o referido cargo e, posteriormente, reeleito.

Heliantho Guimarães Camargo presidiu o Tribunal de Justiça do Paraná no biênio 1981-1982, oportunidade em que assumiu por alguns dias o governo do Estado. Foi um juiz que dedicou sua vida à magistratura paranaense, estudioso e de vanguarda no período da ditadura militar. Admirado pelos servidores do Judiciário paranaense, por suas muitas conquistas para a categoria. Uma delas foi a criação da Creche, atual Centro Social Infantil do Tribunal de Justiça.

O homenageado

Heliantho Guimarães Camargo, filho de Juvenal Camargo e Estella Bandeira Camargo, nasceu no dia 29 de setembro de 1915, na cidade de Curitiba (PR). Casou-se com a Senhora Maria José Coutinho Camargo, com quem teve quatro filhos, entre os quais o Desembargador Clayton Coutinho de Camargo.

Iniciou o curso de Direito na Universidade do Paraná, mas tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife, onde colou grau no ano de 1938. Em 10 de janeiro de 1945, após exercer atividades profissionais, submeteu-se a concurso, sendo nomeado juiz municipal de Bandeirantes. Foi removido para Araucária, onde permaneceu até 1947 quando foi nomeado juiz de direito da Comarca de Pitanga; em 1948, foi removido para Mallet; em 1950, foi removido para a Comarca de Sertanópolis; em 1951 para Londrina, onde permaneceu até 1954, ocasião em que foi promovido para a capital.

No dia 13 de agosto de 1966, foi nomeado para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Eleito em Sessão Plenária 2º vice-Presidente, no dia 14 de agosto de 1970, e reeleito, em 18 de dezembro de 1970. Em novembro de 1976 passou a integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), exercendo a presidência no mesmo ano. Em 16 de dezembro de 1980, foi eleito em sessão plenária, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 1981/82. Em sua gestão foram elevadas à categoria de entrância final as Comarcas de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Foi o Desembargador Heliantho Camargo quem criou a creche do TJPR e sugeriu a criação do sistema de entrâncias (inicial, intermediária e final), este materializado em 1968, durante a gestão do Desembargador Francisco de Paula Xavier Filho, com a criação da Organização e Divisão Judiciárias do Estado. Recebeu, em 1999 o título de Vulto Emérito de Curitiba e o de Cidadão Honorário de várias comarcas do interior do estado. Aposentou-se, a pedido, em 7 de novembro de 1985. Faleceu em 9 de dezembro de 2008. É patrono do Fórum Eleitoral da Lapa.