Notícias

TJPR promove Campanha Dia Mundial Sem Carro


TJPR PROMOVE CAMPANHA DIA MUNDIAL SEM CARRO

Colaboradoras e colaboradores podem participar utilizando alternativas de transporte sustentáveis

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado no dia 22 de setembro, e tem como proposta convidar as pessoas a experimentar modais de transporte sustentáveis. O movimento teve início em 1997, por iniciativa de um grupo de ativistas franceses, e a partir disso espalhou-se mundo afora.  

A data incentiva formas de mobilidade urbana que não emitem gases poluentes – como caminhar, andar de bicicleta, patinete, entre outros –, em detrimento do uso de automóveis, principal meio de transporte da atualidade, que são um fator de risco para o aquecimento global.  

A Comissão de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Paraná (CASA-TJPR) declarou apoio à mobilização: “O Dia Mundial sem Carro é uma das datas mais significativas do calendário socioambiental. É uma provocação, uma tendência e também um convite a todos os motoristas, para que, ao menos por um dia no ano, façam um test-drive na rotina sem carro, utilizando-se de meios alternativos de transporte, caminhadas ou corridas.”. 

Jéssica Faret, servidora do Tribunal de Justiça do Paraná e membro da CASA-TJPR, se locomove até o trabalho de bicicleta há três anos. Para ela, o tempo de locomoção de bicicleta não é muito maior, principalmente em horário de pico, e, com o modal, não é preciso se preocupar com vaga para estacionar, tendo em vista que o TJPR fornece bicicletários no Palácio da Justiça e Prédio Anexo. “Pedalando fica mais fácil de prestar atenção no ambiente além do trânsito, reparar no céu, na lua, nas flores, nas árvores.”, conta a servidora. 

Além dos deslocamentos do dia a dia, como o percurso casa-trabalho, o Dia Mundial Sem Carro é um incentivo a atividades de esporte e lazer, estimulando as pessoas a cuidarem da saúde individual (caminhando, por exemplo) e da saúde coletiva (melhorando a qualidade do ar). “Essa sensação de bem-estar me motivou a utilizar a bicicleta como alternativa ao carro para ir também a outros destinos, sempre que viável. Virou um hobby.”, conclui Jéssica. 

Essa ação está alinhada a um dos princípios norteadores da atual gestão: a sustentabilidade. Com isso em mente, o TJPR convida as magistradas e magistrados, as servidoras e servidores e as estagiárias e estagiários do Tribunal, e também o público externo, a colaborarem com a causa ambiental e deixarem o carro na garagem por um dia. Em meio à pandemia de covid-19, a prioridade é a segurança e a saúde das colaboradoras e colaboradores, por isso, opte por opções de transporte seguros, se possível.  

 

Sobre a Comissão de Gestão Socioambiental 

Desde 2010, a CASA-TJPR elabora o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, o Relatório de Desempenho Anual e promove, em parceria com a Escola Judiciária, o Encontro de Gestão Judiciária Sustentável, dentre outros eventos e projetos de cunho pedagógico e conscientizador na temática da sustentabilidade. 

Um dos objetivos da Comissão é adequar o gasto público ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos. Uma das campanhas realizadas ao longo desses 11 anos, foi a “Traga Sua Caneca”, que reduziu em 30% o uso de copos descartáveis no Tribunal. Outra iniciativa foi o uso sustentável da energia elétrica, com o desligamento automático dos computadores após o horário de expediente. 

Para entrar em contato com a CASA-TJPR, utilize o endereço: ambiental@tjpr.jus.br.

 

Kássia Calonassi