Notícias

TJPR realiza 8ª Edição do Encontro Nacional de Preparação para Pretendentes à Adoção


TJPR REALIZA 8ª EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE PREPARAÇÃO PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO

Curso será realizado de 4 a 24 de maio em formato virtual

O Conselho de Supervisão e a Coordenadoria dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ-CIJ) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) promovem, a partir desta terça-feira (4/5), a 8ª Edição do Encontro Nacional de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção. 

O curso será ministrado nos dias 4, 6, 11, 13, 18, 20 e 24 de maio, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas na página do Centro Universitário Internacional UNINTER

Em virtude da pandemia, a capacitação será realizada totalmente de forma virtual. A certificação do evento será disponibilizada aos pretendentes à adoção que tiverem 100% de presença nas transmissões dos módulos ao vivo, realizarem a avaliação e acessarem o material disponível no ambiente virtual. 

Poderão participar do encontro de preparação para adoção os postulantes que se encontram em processo de habilitação, pretendentes já habilitados, bem como a Rede de Apoio do Sistema de Garantia de direitos da criança e do adolescente, como servidores do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, de instituições de acolhimento e profissionais da política de assistência social, saúde e educação. 

A iniciativa conta com a parceria da UNINTER e do Grupo de Apoio à Adoção Consciente, bem como com o apoio da Escola da Magistratura do Paraná, da Associação dos Magistrados do Paraná, do Conselho Nacional de Justiça, da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude e da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. 

A responsabilidade técnica do evento está a cargo da psicóloga Denise Vosnika e da assistente social Adriana de Campos.  

Clique aqui para realizar a inscrição

 

Programação 

Serão sete encontros, das 19h às 21h: 

Módulo 1: 4 de maio - Abertura e ambientação; 

Módulo 2: 6 de maio - As expectativas e motivações para adoção; 

Módulo 3: 11 de maio - Ressignificando a adoção: mitos, preconceitos e estereótipos; 

Módulo 4: 13 de maio - Aspectos legais da adoção; 

Módulo 5: 18 de maio - Criança idealizada x Criança real; 

Módulo 6: 20 de maio - O desenvolvimento da criança e do adolescente; 

Módulo 7: 24 de maio - A origem da criança e adolescente e seu novo núcleo familiar. 

 

Pré-encontros 

Com o intuito de salientar a importância do preparo na construção do projeto de filiação pela via adotiva, bem como o papel das equipes técnicas, foram realizados, em abril, três pré-encontros, os quais estão disponíveis no canal da Escola de Servidores (ESEJE) do TJPR no YouTube: 

História de adoção - "Papos com Renata"

A importância da preparação de pretendentes

A importância das equipes técnicas no processo de preparação na habilitação para a adoção