Notícias

TJPR recebe do CNJ o “Prêmio Qualidade Ouro”


TJPR RECEBE DO CNJ O “PRÊMIO QUALIDADE OURO”

O resultado da premiação foi divulgado nesta sexta-feira (27/11)

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o ‘Prêmio CNJ de Qualidade’ categoria Ouro – o resultado foi divulgado nesta sexta-feira (27/11), durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário. O TJPR foi o único Tribunal de Justiça de grande porte, do segmento Justiça Estadual, a receber a premiação.

O Presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, agradece o apoio de todos os magistrados e servidores que com seus esforços tornaram possível a obtenção deste Prêmio de grande destaque no Poder Judiciário brasileiro.

 

Premiação

Essa premiação estimula os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e no planejamento, o que se traduz especialmente na sistematização e disseminação das informações e no incremento da eficiência da prestação jurisdicional. Além disso, reconhece os tribunais pela qualidade da gestão administrativa e judiciária, produção de dados estatísticos e transparência das informações.

O 'Prêmio CNJ de Qualidade' foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números - implementado em 2013. Os critérios para a obtenção desse Prêmio, derivados de pontuações dos tribunais em diversos itens, estão vinculados aos seguintes eixos:

►Eixo de Governança: que engloba aspectos da gestão judiciária relacionados às práticas de controle e planejamento dos tribunais;

Eixo de produtividade: que engloba aspectos da gestão judiciária relacionados ao cumprimento das Metas Nacionais, à celeridade processual, à redução de acervo e ao incentivo à conciliação;

Eixo de transparência: que engloba aspectos da gestão judiciária relacionados ao atendimento ao cidadão e à disponibilização de informações públicas como mecanismos de transparência ativa;

Eixo de Dados e Tecnologia, que engloba aspectos relacionados à capacidade do Tribunal na gestão de dados e na implementação de soluções tecnológicas para a adequada prestação jurisdicional.