Notícias

TJPR recebe participantes da 2ª Competição Brasileira de Processo Civil


TJPR recebe participantes da 2ª Competição Brasileira de Processo Civil
O evento, realizado no Auditório Pleno, reuniu 145 alunos de diversas universidades
Seg, 07 out 2019 16:55:43 +0000

A 2ª Competição Brasileira de Processo Civil, evento realizado em homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira, aconteceu na capital paranaense entre os dias 3 e 5 de outubro. O intuito dessa iniciativa foi desenvolver e aperfeiçoar o estudo e a prática do Processo Civil no Brasil.

A competição consistia num duelo entre equipes, que apresentaram razões de apelação, contrarrazões e fizeram suas sustentações orais nas condições de apelantes e apelados. O encontro reuniu 145 estudantes de 24 instituições de ensino - com representantes das cinco regiões brasileiras. Participaram também 150 professores, que atuaram como avaliadores das equipes.

Semifinal e Final no TJPR  

No sábado (5/10) o Tribunal recebeu os competidores, que tiveram a oportunidade de conhecer e atuar nas salas de sessões e no Auditório Pleno do TJPR, inclusive usando as becas cedidas pela OAB-PR, de acordo com o rito estabelecido para uma sessão de julgamento.

Os Desembargadores Ivanise Maria Tratz Martins e Guilherme Freire de Barros Teixeira e o Juiz Osvaldo Canela Junior participaram como avaliadores na etapa das semifinais. O Presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidiu e avaliou a final, realizada entre os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Na final, ainda, atuaram como avaliadores os Professores Paulo Henrique dos Santos Lucon (Presidente do IBDP), Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (Presidente do Conselho do IBDP), Carlos Roberto Barbosa Moreira (filho do Professor homenageado, José Carlos Barbosa Moreira), Teresa Arruda Alvim e Trícia Navarro. A UFMG conquistou o título e é bicampeã da competição.

No último dia da Competição estiveram presentes e compuseram a mesa o Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão, representando a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), e a advogada e Vice-Presidente da OAB-PR Marilena Indira Winter.

Organização

O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e, nos dias 3 e 4 de outubro, ocorreu na sede da Universidade Positivo (UP).

Participaram da comissão organizadora da 2ª edição da Competição Brasileira de Processo Civil os professores Graciela Marins, Jordão Violin, Rogéria Dotti, Sandro Gilbert Martins e Thais Pascoal.