Notícias

TJPR recebe Selo Justiça em Números categoria Ouro pelo segundo ano consecutivo


TJPR RECEBE SELO JUSTIÇA EM NÚMEROS CATEGORIA OURO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A premiação ocorreu durante a abertura do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Selo Justiça em Números categoria Ouro pelo segundo ano consecutivo. A premiação ocorreu durante a solenidade de abertura do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário realizada nesta segunda-feira (3/12), na cidade de Foz do Iguaçu.

O selo Ouro foi conferido ao Paraná pela primeira vez em 2017, em reconhecimento ao investimento na gestão da informação e no cumprimento de normas de transparência. Desta vez, a corte paranaense atingiu 100% do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus). Também alcançou o índice máximo no atendimento da Resolução nº 201 no CNJ, que trata da gestão ambiental. Outros quesitos foram a gestão e a participação de magistrados e servidores.

O Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, disse estar extremamente honrado em receber a premiação. Ele ressaltou que o significado deste reconhecimento se deve ao empenho de todos que trabalham com muito afinco no TJPR. “Esse resultado corrobora a dedicação e o comprometimento dos magistrados e dos servidores paranaenses. Demonstra que o TJPR está cotado como um dos melhores do país, principalmente se analisarmos os de grande porte”, afirmou.

Além do TJPR, apenas os tribunais de São Paulo e do Rio de Janeiro conseguiram manter a classificação na categoria Ouro.

O Selo Justiça em Números é conferido aos tribunais desde 2013, com o objetivo de fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo referentes ao Relatório Justiça em Números. Neste ano foram distribuídos 4 selos Diamante, 30 Ouro, 42 Prata e 13 Bronze.

Cerimônia de abertura

A 12ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Foz do Iguaçu, reuniu representantes dos 91 tribunais brasileiros, totalizando mais de 500 pessoas presentes.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, no início da solenidade destacou que esta é uma oportunidade para discutir os desafios e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário. “Nós estamos aqui reunidos mais uma vez não só para debater as metas para os próximos dois anos (2019-2020), mas também para discutir melhorias para o sistema de Justiça. A sociedade espera muito do Poder Judiciário e tenho certeza de que iremos avançar muito em busca de um futuro melhor.”

O Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins, ressaltou que “o CNJ conta, hoje, com uma base sólida e confiável que tem permitido um planejamento estratégico para o estabelecimento de metas. Há pouco mais de dois meses à frente da Corregedoria, tenho buscado tornar a Justiça cada vez mais célere”.

Além dos Ministros Dias Tofolli e Humberto Martins, participaram da mesa de abertura o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi; representando o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro José Coêlho Ferreira; o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Desembargadora Marlene Teresinha; o Conselheiro do CNJ Fernando Mattos; os Presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, da  Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, e da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Geraldo Dutra de Andrade Neto; e o diretor Jurídico da Itaipu, Cézar Ziliotto.

Magistratura paranaense

Desembargadores, juízes e servidores do estado estão acompanhando o evento, que segue durante esta terça-feira (4/12). No período da manhã, a primeira exposição apresentou um panorama das estratégias dos Tribunais Superiores para o biênio 2019-2020. Ainda, os participantes puderam acompanhar cinco painéis temáticos, que ocorreram de forma simultânea. Dentre os assuntos destacados estavam “A Desburocratização no Poder Judiciário”, “Formação de servidores do Poder Judiciário”, “Mecanismos de conciliação em ações de massa”, “Centros de Inteligência do Poder Judiciário” e “O Judiciário e o sistema prisional: análise situacional, compreensão do cenário e caminhos para seguir”.

Já no período da tarde, os representantes dos tribunais irão discutir as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2019.

Confira a programação completa do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Organização

O evento está sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e da Itaipu Binacional.

Presenças

Participam da 12ª edição do Encontro os Desembargadores Ana Lúcia Lourenço, Tito Campos de Paula, Clayton de Albuquerque Maranhão, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, Adalberto Jorge Xisto Pereira, José Augusto Gomes Aniceto, Luiz Cezar Nicolau, Rogério Kanayama e Luiz Taro Oyama; e os Juízes Geraldo Dutra de Andrade Neto, Frederico Mendes Junior, Flávia da Costa Viana e Márcio Tokars. Também estavam presentes o Diretor do Departamento de Planejamento do TJPR, Vinícius Rodrigues Lopes, e o chefe da Divisão de Estatística do TJPR, João Cardoso Neto.

Confira o vídeo com a premiação

 

 

Acesse mais fotos do evento no Flickr do TJPR.