Notícias

TJPR recebe terreno em Campo Mourão, onde será construída a primeira usina fotovoltaica do Poder Judiciário no Estado


TJPR recebe terreno em Campo Mourão, onde será construída a primeira usina fotovoltaica do Poder Judiciário no Estado
A usina contribuirá para que a Administração Pública reduza as despesas com o consumo de energia
Sex, 30 ago 2019 13:50:31 +0000

Nesta quinta-feira (29/8), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu a escritura pública de um terreno de 242 mil metros quadrados doado pelo Município de Campo Mourão ao Poder Judiciário do Estado. Na área, o TJPR construirá a primeira usina solar fotovoltaica da Instituição, que será a maior já implantada por um órgão público brasileiro - o valor total do investimento será de R$ 20 milhões. O início da obra está previsto para o primeiro semestre de 2020 e a conclusão deverá ocorrer em um ano.

A cidade de Campo Mourão, no noroeste do Paraná, foi escolhida para receber o projeto por ser localizada em uma das regiões mais ensolaradas do país. As instalações contribuirão para que o Poder Judiciário Paranaense reduza as despesas com o consumo de energia. Além da vantagem econômica aos cofres públicos, a iniciativa permitirá que a Justiça Estadual utilize uma energia limpa e sustentável. 

A cerimônia de assinatura e entrega da escritura de doação do terreno – ato que teve a aprovação da Câmara Municipal – contou com a presença do Prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, e do Presidente do TJPR. Também acompanharam a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão e juízes de Direito da Comarca.

Funcionamento e alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A energia produzida pelos painéis solares será transmitida para a rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que, então, realizará o abatimento entre a energia recebida e aquela consumida pelo TJPR. A obra reflete o compromisso da Instituição com a Agenda 2030 do Poder Judiciário, que institucionaliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo 16 tem como meta “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.