Notícias

TJPR renova parque tecnológico com a aquisição de 9 mil novos computadores


TJPR RENOVA PARQUE TECNOLÓGICO COM A AQUISIÇÃO DE 9 MIL NOVOS COMPUTADORES

A distribuição será realizada simultaneamente em todo o estado no início de setembro

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em conjunto com Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti), fez a aquisição de 9 mil novos computadores. Os equipamentos de última geração devem substituir os computadores antigos de magistrados e servidores de todo o estado com instalações previstas para o início de setembro de 2024.     

Em solenidade realizada no Palácio da Justiça no dia 12/07, o presidente do TJPR, des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, ressaltou que esta renovação é um momento importante na história do TJPR: “Essa entrega de hoje é muito significativa, especialmente por estarmos efetivamente vivendo um novo momento aqui no tribunal, renovando totalmente o nosso parque tecnológico. Os computadores vinham primeiro para o tribunal; os que saiam do tribunal iam para o 1º grau; e os que estavam com os juízes do 1º grau iam para seus assessores. E agora, pela primeira vez, nós conseguimos chegar a todos os nossos servidores e magistrados. Então, isso é uma grande conquista”, anunciou Keppen. 

Durante a evento, o Secretário de Tecnologia da Informação do TJPR, Rafael Teigão, tratou a aquisição dos novos computadores como um passo necessário na modernização do parque de equipamentos do TPPR: “São 9 mil computadores de última geração – um número sem precedentes. É a primeira aquisição neste volume para atender o tribunal com a mais avançada tecnologia que o mercado tem a oferecer”. De acordo com Teigão, entre as novidades, os novos computadores trazem 32 gigabytes de memória ram e processador com funcionalidade para processamento de inteligência artificial. “O modelo adquirido foi lançado pelo fabricante no mês passado. Então, é a última tecnologia disponível. Virão com monitores de 24 polegadas, o maior que nós já disponibilizamos também, com câmera integrada e controles multimídia compatíveis com a ferramenta Teams facilitando, assim, as audiências.” 

 A distribuição, prevista para iniciar em setembro, será realizada pela própria fabricante. Segundo a Seti, a empresa fornecedora irá fazer a troca dos computadores diretamente com os usuários, fazendo o recolhimento dos equipamentos antigos: “Esse formato nos dará celeridade nos permitindo uma maior capilaridade no atendimento, possibilitando atender às comarcas mais longínquas do 1º grau de jurisdição até as comarcas de entrância final simultaneamente, de uma maneira muito mais rápida como nunca foi feito”, explicou Teigão. 

Após nove meses de negociação, o investimento foi fechado por 47 milhões de reais através de processo licitatório com a fabricante Dell. A compra inclui 9 mil microcomputadores Optiplex 7020 PLUS MFF de última geração acompanhados de mouses, teclados e monitores multimídia com webcam, microfone e caixas de som embutidas. De acordo com a fabricante, os modelos adquiridos devem proporcionar ao TJPR uma redução de cerca de 60% no consumo de energia em relação aos equipamentos atuais.