Notícias

TJPR reúne magistrados e servidores para debater melhorias no judiciário


TJPR reúne magistrados e servidores para debater melhorias no judiciário
No primeiro Encoraj, além de assuntos relacionados ao dia a dia das atividades jurisdicionais, foram debatidas questões relativas à capacitação, à saúde e à equalização da força de trabalho
Seg, 06 mai 2019 18:54:30 +0000

Em iniciativa inédita, a Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) promoveu o 1º Encontro Regional da Administração do Poder Judiciário do Paraná (Encoraj), que teve por objetivo buscar a aproximação entre magistrados, servidores e a Cúpula Diretiva da Corte. A reunião aconteceu na última sexta-feira (3/5), no Auditório Pleno do TJPR. Ao iniciar o evento, a Presidência do TJPR destacou a importância de estar atenta às necessidades e dificuldades enfrentadas pelo 1º grau de jurisdição, mas, também, ponderou que nem todos os pleitos podem ser atendidos de imediato. Ressaltou, ainda, que os enfrentamentos econômicos são uma realidade e, na atualidade, não é possível contratar novos servidores em substituição aos pedidos de aposentadoria.  Segundo dados do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, nos últimos cinco anos, mais de 1.500 servidores se aposentaram. Outro ponto levantado foi a defasagem no número de servidores no Poder Judiciário.

Também foram abordadas questões pertinentes à equalização, à redistribuição de trabalho, à estatização das varas, ao cuidado com o acervo de processos, bem como à capacitação de servidores que atuam no 1º Grau, aos cuidados com a saúde, aos desdobramentos do teletrabalho, à disponibilidade do Sistema Processual Eletrônico (Projudi), dentre outros.

A Presidência reforçou, durante o evento, por mais de uma vez, que a Cúpula está imbuída em concentrar esforços para a resolução dos problemas, bem como em atender às demandas dos servidores e magistrados.

Funções

Os Desembargadores, que atuam na Cúpula da Corte, apresentaram as principais atividades desempenhadas pelos seus respectivos setores. Nesse momento, a Presidência do TJPR abriu o evento para perguntas e muitas foram as questões levantadas pelos participantes, que puderam conversar de maneira informal com os membros da Corte.

Essa iniciativa foi extremamente elogiada pelos presentes. A magistrada Vanessa Jamus Marchi, que atua na 9ª Vara Cível, parabenizou a Cúpula do TJPR: “Foi um encontro muito produtivo. Saímos do Encoraj com a certeza de que juízes e servidores são ouvidos em seus reclamos. Isto nos anima a prosseguir! Que venham mais encontros como esse!”.

A Juíza Letícia Zétola Portes, da 2ª Vara Criminal, disse que “a experiência do evento foi inédita e muito proveitosa. O Presidente realmente abriu um espaço democrático, em que os assuntos arguidos pelos colegas foram efetivamente tratados e, na medida do possível, resolvidos. Parabéns a esta gestão que oportunizou o diálogo aberto com os magistrados de 1º Grau”.

A servidora do 1º grau de jurisdição, Caroline Ribeiro Bueno da Silva, afirmou que “o evento foi muito proveitoso, pois abriu a oportunidade para que magistrados e servidores do 1º grau manifestassem suas opiniões de forma a contribuir para a melhoria na prestação jurisdicional. Nos diversos assuntos abordados, a Cúpula Diretiva se mostrou aberta e preocupada em ouvir as críticas e sugestões sobre os problemas enfrentados nas unidades judiciárias.”

Estudos, projetos e trabalhos em andamento

No decorrer do Encoraj, os juízes auxiliares da Presidência também falaram e apresentaram estudos sobre assuntos de interesse dos magistrados e servidores como, por exemplo, relotação e produtividade.

O Desembargador Noeval de Quadros, da Assessoria de Projetos da Presidência, ressaltou que o teletrabalho é um dos projetos que já está em funcionamento. “A primeira fase já está acontecendo e contempla, especialmente, as unidades integrantes das Comarcas de Entrância Inicial e os gabinetes de desembargadores, além de outros casos pontuais previstos no Decreto Judiciário nº 300/2019. Vamos trabalhar de maneira gradual”.

O Desembargador Noeval afirmou que as questões relacionadas à saúde dos servidores e dos magistrados também estão sendo observadas e citou que - dentre outras ações a serem realizadas no decorrer dessa gestão - aulas de meditação foram implementadas, em Curitiba, para promover o bem-estar dos servidores do TJ.

Os Diretores de Departamentos do TJPR presentes no evento puderam elencar situações pertinentes as suas áreas de atuação. Os demais Desembargadores do TJPR, o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e o Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) também conversaram com os participantes.  

Ao final, foi realizada uma palestra motivacional com o professor Henrique Bueno, que abordou os temas: felicidade, liderança e comunicação.