Notícias

Tribunal de Justiça do Paraná adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção


TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ ADERE AO PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

Programa tem o objetivo de auxiliar a atuação dos gestores das organizações públicas

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aderiu, nesta quinta-feira (9/9), ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A iniciativa consiste numa proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), coordenada e executada pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

O PNPC é direcionado a todos os gestores das organizações públicas e tem por objetivo facilitar a atuação destes dirigentes, assim como auxiliar e orientar as instituições a adotar medidas efetivas que colaborem para a redução da fraude e da corrupção no Brasil.  

O Programa possibilita ao gestor avaliar a sua instituição, a partir do mapeamento e diagnóstico da suscetibilidade à corrupção na organização, identificando os pontos mais vulneráveis e passíveis de eventuais falhas. 

A execução dessa avaliação será realizada por grupo de trabalho coordenado pelo Departamento de Auditoria Interna (DAUDI), com previsão da conclusão da atividade ainda no mês de setembro.  

A adesão do TJPR ao PNPC é iniciativa que se encontra alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos princípios norteadores da gestão, sobretudo: o Aumento da eficiência (nº 2); Ampliação da capacitação de Magistrados e Servidores (nº 3); e Aproximação do Poder Judiciário com a população (nº 05).