Notícias

Tribunal de Justiça do Paraná promove conciliação do Seguro DPVAT

O Tribunal de Justiça do Paraná promove em Curitiba a partir desta segunda-feira (29), até 6 de setembro, cerca de 1,2 mil audiências de conciliação envolvendo o Seguro DPVAT. O Tribunal reúne conciliadores,  peritos médicos, advogados e cidadãos acidentados para chegar a um acordo sobre as indenizações com a Seguradora Líder DPVAT e reduzir o número desses processos.

No Brasil, todo o cidadão que sofre um acidente de trânsito tem direito ao Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por carros, caminhões, ônibus e motocicletas. As situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

O Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas, por não conhecerem as facilidades do acesso ao seguro, recorrem à Justiça para receber os valores, tornando mais demorado o processo, que normalmente leva 30 dias após a entrega dos documentos. O processo judicial dura até quatro anos para ser finalizado.