Notícias

Tribunal de Justiça empossa dois Juízes Substitutos


TRIBUNAL DE JUSTIÇA EMPOSSA DOIS JUÍZES SUBSTITUTOS

Solenidade de posse foi realizada nesta quarta-feira (26/5)

Nesta quarta-feira (26/5), foi realizada a cerimônia de posse de dois Juízes Substitutos para atuar no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Foram empossados os Doutores Eduardo Schmidt Ortiz e Raquel Neves Alexandre. A sessão foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TJPR no YouTube.

 

Durante a solenidade, o Presidente da Corte estadual, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, ressaltou o importante papel de um Juiz, dentro e fora do Tribunal: “Etimologicamente, a palavra ‘magistrado’ advém do latim magistratus, que significa possuir o cargo do magistrado, função pública, e deriva do termo magister, aquele que conduz, ensina, e isso nos dá ainda mais responsabilidade. Nossa integridade profissional irá, necessariamente, se coadunar com nossa integridade pessoal. Uma vida dedicada à prudência, à dignidade, à honra e ao decoro. Mesmo fora do Tribunal, a conduta de um Juiz deve servir para que o cidadão tenha confiança em suas decisões, ou seja, nossa dedicação à carreira é praticamente um sacerdócio.

 

O conjunto de valores éticos que um magistrado deve carregar consigo ao longo de sua vida pessoal e profissional é tão importante quanto sua competência técnica. Destaco, ainda, que para a maioria das pessoas adotar um comportamento ético é uma escolha orientada pelo princípio do livre arbítrio. O Juiz deve comportar-se e decidir sobre o comando ético, sendo um dever de responsabilidade funcional, tornando-se um exemplo perante a sociedade”, pontuou o Chefe do Judiciário paranaense em seu discurso.

 

O Juiz Substituo Eduardo Schmidt Ortiz falou em seu nome de sua colega: A magistratura é um sacerdócio e nós somos predestinados a ocupar tão nobre missão. Hoje se inicia uma nova fase de nossas vidas. Integrar o quadro da magistratura do Estado do Paraná é uma enorme honra, posto que esse Egrégio Tribunal está entre os melhores do país. Tanto por sua eficiência quanto pela qualificação de seus membros. [...] Devemos honrar a toga e fazer valer o que está escrito na Constituição e nas leis do país”, complementou.

 

Participaram da cerimônia o 1º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Joeci Machado Camargo; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau; o Corregedor da Justiça, Desembargador Espedito Reis do Amaral; o Ouvidor-Geral da Justiça, Desembargador Celso Jair Mainardi; o Ouvidor-Substituto, Desembargador Jorge de Oliveira Vargas; o Presidente da Comissão de Concurso do Tribunal de Justiça, Desembargador Marco Antônio Antoniassi; o Diretor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto; os Juízes Auxiliares da Presidência do Judiciário estadual Dr. Anderson Ricardo Fogaça, Dra. Fabiane Pieruccini, Dr. Irajá Pigato Ribeiro e Dr. Rafael Kanayama. 

  

Designações

O Juiz Substituto Eduardo Schmidt Ortiz irá atuar na 40° Seção Judiciária, com sede na Comarca de Palmas.

Juíza Substituta Raquel Neves Alexandre foi designada para a 36° Seção Judiciária, com sede na Comarca de Laranjeiras do Sul.