Notícias

Tribunal de Justiça vai instalar 40 varas de serviços judiciários até o final do ano

 

Comunicamos ao povo de Colombo que mais duas varas de serviços judiciários passam a atuar no município”. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, durante a solenidade de instalação da 2ª Vara Cível e da 2ª Vara Criminal do Foro Regional de Colombo. “Hoje temos a oportunidade de, cumprindo o objetivo de dar atenção especial à Região Metropolitana de Curitiba, instalar essas duas Varas. Até o final do ano teremos cerca de 40 varas instaladas em todo o Paraná”, afirmou o presidente.


 

A partir desta quarta-feira (24) a 1ª e a 2ª Varas Cíveis passam a funcionar na avenida João Batista Lovato e só receberão petições inicia pelo sistema Projudi, assim como a 1ª e a ª Varas Criminais, que funcionam na rua Francisco Camargo 191. Os prazos processuais nas Varas Criminais ficam suspensos no período de 23 a 26 de agosto, sem prejuízo dos feitos que exijam apreciação urgente.


 

A solenidade de instalação das Varas teve uma homenagem à magistrada Mila Aparecida Alves das Luz, que atuava em Colombo e faleceu em 8 de janeiro deste ano. O Órgão Especial aprovou na sessão do dia 15 deste mês que o Salão do Juri do Fórum de Colombo tenha o nome da magistrada, assim como o Fórum Cível e o novo Fórum que será construído. “O projeto arquitetônico do Fórum de Colombo está pronto e estão sendo licitados os projetos complementares, último passo antes de licitar a obra”, informou o presidente Miguel Kfouri Neto.


 

O prefeito José Camargo ressaltou o empenho dos servidores do Judiciário e as melhorias nas condições de atendimento à população. “Quero registrar o agradecimento do município de Colombo pela instalação da 2ª Vara Criminal e da 2ª Vara Cível. Sabemos do empenho de nossos juízes e servidores da Justiça em fazer o melhor, em fazer o máximo para atender as demandas que se colocam em nosso município”, afirmou.


 

O presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, José Lúcio Glomb, destacou o trabalho da cúpula diretiva do Tribunal para aprimorar o 1º Grau de Jurisdição. “É uma satisfação ver o TJ instalando novas varas, fazendo projetos e licitações para construir novos Fóruns. Temos que reconhecer o trabalho que vem sendo feito em prol da comunidade jurídica e, neste caso em especial, da população de Colombo”, disse.


 

O procurador geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Mayor Neto, colocou a Justiça como espaço de transformação social, garantindo acesso aos direitos fundamentais da cidadania. “A instalação de Justiça de Varas aumenta o acesso da população à Justiça e a paz social é fruto da Justiça, fim último da atuação dos advogados”, ilustrou.


 

Participaram da solenidade em Colombo também o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o corregedor geral, desembargador Noeval de Quadros; o corregedor de Justiça, Lauro Augusto Fabrício de Melo; o coordenador do Processo de Instalação e Estatização de Varas, desembargador Guilherme Gomes; os desembargadores Hayton Lee Swain, Renato Strapasson e Luis Zarpelon; os juízes auxiliares da Presidência Frederico Mendes Júnior e Eduardo Sarrão; o secretário do TJ, José Alvacir Guimarães; o presidente da Amapar, Gil Guerra; o vice da Amapar e juiz diretor do Fórum de Colombo, Fernando Ganen; entre outras autoridades.


 

Além das Varas de Colombo, em agosto o presidente Miguel Kfouri Neto instalou a Vara da Infância e da Juventude, Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria de Araucária. No mês passado foram instaladas quatro Varas da Fazenda Pública em Curitiba e duas em Londrina; a 3ª Vara Cível e a Vara de Família, Registros Públicos Acidentes do Trabalho e Corregedoria de São José dos Pinhais; e a 3ª Vara Cível de Guarapuava.