Uma noite no Museu


UMA NOITE NO MUSEU

Crianças de instituições de acolhimento visitam MON em passeio cheio de atividades

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) levou vinte e cinco crianças de instituições de acolhimento para um passeio noturno, no sábado (7/5). O MON abriu as portas fora do horário convencional para uma visita guiada pela mostra Da Vinci Experience e suas invenções, uma exposição interativa que estava disponível desde o dia 17 de fevereiro.  

Em um trabalho lúdico, as crianças foram recepcionadas pela estrela da exposição: caracterizado de Leonardo Da Vinci, um estagiário do Museu apresentou detalhes das obras e da vida do artista. “A gente tem essa iniciativa com crianças e é muito importante para colocá-las em contato com um material e uma forma de expressão que a maioria não tem acesso. Além disso, colocar a mão na tinta, se sujar, fazer uma bagunça saudável, tudo isso gera aproximação e interesse pela arte”, afirmou Leopoldo Fronza, estagiário do MON.    

“Eu não esperava encontrar o próprio pintor aqui. Levei um susto, foi muito legal”, disse uma visitante de 8 anos.  

O passeio durou aproximadamente três horas. Além de conhecer a exposição, as crianças participaram de oficinas e atividades práticas. Em uma delas, aprenderam a fazer combinação de cores e deixaram a imaginação fluir, pintando paisagens em telas. Em outra oficina, aprenderam sobre desenho usando óculos 3D. “Eu adorei o ar misterioso da Monalisa” afirmou outra visitante, ao mencionar uma das obras mais conhecidas de Da Vinci. 

Participaram dessa atividade crianças com idade entre 5 e 12 anos de duas instituições de Curitiba. O TJPR mantém projetos e parcerias para que as crianças que moram em lares de acolhimento tenham acesso ao esporte, à cultura e à arte.