Notícias

Vara da Infância e Juventude de Fazenda Rio Grande adere ao projeto “Fábrica de Oportunidades”


VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE FAZENDA RIO GRANDE ADERE AO PROJETO “FÁBRICA DE OPORTUNIDADES”

A iniciativa garante a inserção de jovens em situação de acolhimento no mercado de trabalho

A Vara da Infância, Juventude e Família de Fazenda Rio Grande está buscando solução para um problema antigo do sistema de acolhimento de crianças e adolescentes: a falta de oportunidade profissional e, consequentemente, de perspectiva de futuro quando eles alcançam maior idade sem terem encontrado uma família substituta.

A iniciativa faz parte do projeto “Fábrica de Oportunidades”, criada no ano de 2018, pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, onde é coordenado pelo Juiz de Direito Carlos Mattioli. O projeto também está implementado em outras comarcas paranaenses.

Em Fazenda Rio Grande, o Juiz de Direito Thiago Bertuol de Oliveira foi atrás de parcerias para que o programa tenha continuidade e beneficie outros jovens nessa situação. O primeiro passo foi procurar o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), integrante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no segundo semestre de 2020, e conseguir a primeira vaga de Jovem Aprendiz para um dos adolescentes da casa de acolhimento que, na época, estava com 17 anos.

Depois disso, outros cinco jovens conseguiram emprego ou estágio, além de cursos preparatórios virtuais para que aprendam um pouco mais sobre o mercado de trabalho. Esses cursos são oferecidos por três instituições distintas: O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Mundo Melhor (IMM).

A Coordenadora das Instituições de Acolhimento de Fazenda Rio Grande, Rosenilda Jocélia Lopes Alérico, afirma que os adolescentes em condição de acolhimento encontram diversas dificuldades para conseguir emprego porque são vistos de maneira marginalizada, como se houvessem feito algo de errado para viverem nessa situação. Mas as coisas andam mudando por lá: “Eu percebi que depois que alguns desses adolescentes foram inseridos no mercado de trabalho suas autoestimas estão mais elevadas, suas roupas melhoraram e seus cortes de cabelo. A gente percebe que teve um avanço significativo até na questão da higiene, eles estão se sentindo realmente pertencentes a algum espaço”.

Recentemente, a Vara da Infância, Juventude e Família de Fazenda Rio Grande passou a oferecer um certificado às empresas participantes do projeto, demonstrando o reconhecimento devido à iniciativa privada, por tão nobre gesto.

Se você tem ou gere uma empresa em Fazendo Rio Grande e deseja participar do programa, entre em contato pelo telefone (41) 3405-3600 ou pelo e-mail: frg-3vj-s@tjpr.jus.br.