Notícias

Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa relança programa “Família Acolhedora”

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA RELANÇA PROGRAMA “FAMÍLIA ACOLHEDORA”

Atualmente a Comarca tem 90 crianças e adolescentes em acolhimento institucional

Na manhã desta terça-feira (25/7) a Vara da Infância e Juventude e a prefeitura de Ponta Grossa relançaram, em parceria, o programa “Família Acolhedora”.

Atualmente a comarca tem 90 crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.

Segundo a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Reback, com o relançamento do programa espera-se que a população da cidade se conscientize sobre a importância desse acolhimento.

“Queremos garantir que estas crianças e adolescentes tenham uma referência familiar, uma convivência que não é possível dentro da instituição, com uma família para compartilhar suas alegrias e angústias. Porque embora estejam nas instituições, esses jovens são cidadãos e precisam do nosso olhar”, disse a magistrada.

Com esta parceria a Prefeitura fica responsável, entre outras ações, por fazer a triagem das famílias e o acompanhamento. Após a seleção, as famílias serão encaminhadas para a Vara da Infância e Juventude que fará a avaliação final.

O programa

O programa irá atender crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional, e que por algum motivo não podem ser adotados e nem reintegrados à família.

O objetivo é que essas crianças e adolescentes tenham acolhimento familiar provisório, e fiquem com as famílias aprovadas no programa, ao invés de permanecer nas instituições.

Critérios para participar do Programa

Ter entre 25 e 65 anos.

Pessoa solteira ou casal.

Apresentar comprovante de renda, certidão de antecedentes criminais de todos os membros da família, atestado de saúde mental, e termo de ciência de que não tem interesse na adoção.

A seleção será realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ponta Grossa.

Mais informações pelo telefone (42) 3026-9574

Presença

Estiveram presentes no evento o prefeito Marcelo Rangel; a promotora de justiça Carolina Sá; a representante dos Conselhos Tutelares, Silvana Zdebski; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Geraldo Berger; e Neusa Cerutti, coordenadora do Família Acolhedora em Cascavel; além de representantes e acolhidos das instituições do município.

Fonte: PMPG e Diário dos Campos.