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VoIP: simplificando e reduzindo os custos das ligações telefônicas

Foto: IRWL

VOIP: SIMPLIFICANDO E REDUZINDO OS CUSTOS DAS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

A implementação do sistema vem reduzindo os gastos com telecomunicações em margens expressivas, de até 80%

Desde 2014, o sistema Voice over Internet Protocolo (VoIP) vem sendo implantado nas sedes judiciárias do Estado do Paraná, com o objetivo de reduzir os custos com ligações locais e interurbanas entre as unidades do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), assim como diminuindo a dependência dos serviços de telefonia analógica.

O VoIP funciona como integrador de centrais telefônicas e, por meio de uma rede corporativa de dados, permite que se estabeleçam chamadas telefônicas entre todas as unidades do Tribunal de Justiça, sem custo adicional às despesas de comunicação.

Hoje, todas as centrais telefônicas de grande porte do Tribunal de Justiça são capazes de fornecer a cada usuário a possibilidade de realizar uma ligação de voz sem a obrigatoriedade de eleger como meio qualquer operadora de telefonia.

A novidade encontra-se à disposição das unidades judiciárias de Curitiba (Fóruns Cível, Criminal, dos Juizados Especiais, das Varas de Família; Palácio da Justiça, Prédio Anexo e Sede Mauá; e as estruturas das Ruas Álvaro Ramos e Mateus Leme), Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Extensão

Apesar de ainda não atender todas as Comarcas do Paraná, o sistema VoIP está no programa de implantação generalizada, a cargo da Divisão de Sistemas de Comunicação (DTIC). Finalizado o processo de distribuição da aludida tecnologia para todas as centrais de comunicação de pequeno e médio portes, ocorrerá a integração completa da rede corporativa do Tribunal de Justiça, permitindo a magistrados e servidores (sem distinção de localidade) interligação contínua, de qualidade e com baixo custo.

Segurança

É relevante frisar que, mesmo se tratando de ligações havidas por meio de internet protocol (IP), a rede em uso é própria do Tribunal de Justiça, dotada de padrões de segurança suficientes para garantir a privacidade dos interlocutores e dos dados de cada central comunicante.

Além disso, o sistema é inteligente a ponto de reconhecer destino e origem da chamada, estabelecendo a rede de dados para os casos em que um receptor seja cadastrado em uma das centrais telefônicas pertencentes ao Tribunal de Justiça, quando se dará efetivamente a ligação VoIP corporativa. Em casos de chamada para um terminal alheio, desconhecido da rede, o sistema providencia a ligação valendo-se de uma das operadoras contratadas (Embratel e Oi), via método tradicional.

VoIP em números

Partindo de uma análise com base na planilha de gastos com ligações tradicionais intermediadas pela operadora Oi, observou-se que entre os anos de 2014 e 2016 a implantação do sistema VoIP contabilizou uma economia de verba pública na ordem de aproximadamente novecentos e oitenta mil reais (R$ 977.984,61). O valor diz respeito ao gasto anual dispendido em 2014, comparado ao ano de 2016.

Mais importante ainda foi a observação de que apenas nos três primeiros meses de 2017, quando cotejados em face do mesmo período do ano de 2014, a despesa foi reduzida em impressionantes 80%. No primeiro trimestre de 2014 o Tribunal de Justiça dispendeu de aproximadamente cento e quinze mil reais (R$ 115.686,70) à operadora contratada, ao passo que no ano corrente o empenho ficou somente em quase vinte e quatro mil reais (R$ 23.945,39).

Luiz Fernando Moletta Alves, supervisor da assessoria técnica  do DTIC, salienta que com o serviço de discagem direta a ramais (DDR – VoIP) implantado, as ligações deixaram de ser interurbanas e passaram a gerar mais economia. Aponta, ainda, que, somado as demais tecnologias aplicadas pelo Tribunal de Justiça ao cotidiano dos funcionários (SAL, Hércules, Lync, Mensageiro, etc), o VoIP, quando totalmente instalado, representará significativa diminuição de gastos e integração institucional célere e segura.

Como funciona na prática

Para realizar chamadas de longa distância com destino aos prédios filiados, basta utilizar o DDD (21) e o número desejado, pois, se houver conexão VoIP, ela será encaminhada automaticamente por esse sistema. Caso não haja conexão, ela será encaminhada pelas operadoras contratadas.

Por exemplo, alguém no Palácio da Justiça em Curitiba quer realizar uma chamada telefônica para o Fórum de Londrina deve efetuar a ligação da seguinte forma: 0021 (43) 3572-2300

Para chamadas de curta distância com destino aos prédios filiados, a ligação continua rotineira: disca-se 0 e em seguida o número desejado, que a conexão VoIP acontecerá automaticamente. O mesmo procedimento deve ser realizado para ligações externas ao Judiciário.

Exemplificando: para ligar para a 1ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré ou algum número externo deve-se proceder da seguinte maneira:

discar o número 0 + o número do telefone (0 + 3375-3193).

A redução dos gastos em telefonia pelo TJ-PR foi significativa devido à união de dois fatores: a implementação do sistema VoIP e as novas licitações de operadoras de telefonia com tarifas com preços mais baixos.