Notícias

Voluntários do Cejusc de 2º grau são recebidos no TJ-PR


VOLUNTÁRIOS DO CEJUSC DE 2º GRAU SÃO RECEBIDOS NO TJ-PR

Nesta quinta-feira (16/2), integrantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de 2º Grau estiveram na 2ª Vice-Presidência para tratar de projetos e reestruturações. Criado em 2008, atualmente o centro conta com 17 conciliadores e mediadores, em sua maioria magistrados aposentados, que trabalham de forma voluntária dedicando seu tempo em prol da Justiça.

O CEJUSC de 2º Grau é responsável por realizar conciliações nos processos remetidos pelo Tribunal de Justiça e pelas Turmas Recursais. Além disso, frequentemente são realizadas pautas concentradas, divididas por assunto, em processos de 1º grau.

Desde o ano passado, com a entrada em vigor da Lei de Mediação e do Novo Código de Processo Civil, a Política Judiciária de Tratamento de Conflitos recebeu destaque. A nova legislação criou mecanismos que privilegiam a conciliação entre as partes como forma de solução para os litígios, com isso o trabalho do CEJUSC ganhou ainda mais relevância.

Desde a sua criação, o CEJUSC de 2º grau realizou mais de 5 mil audiências de conciliação, com média de acordo próxima a 40%. Além disso, já foram realizados 50 mutirões, com mais de 7 mil audiências realizadas e índice de acordo de cerca de 54%. A expectativa para este ano é ampliar o número de acordos realizados e melhorar o atendimento aos jurisdicionados.

Participaram do encontro com a 2ª Vice-Presidente o Desembargador Gilberto Ferreira, Coordenador do Cejusc; os Desembargadores Antonio Domingos Ramina, Antonio Martelozzo, Edson Luiz Vidal Pinto, Guido José Döbeli, Ruy Francisco Thomaz e Valter Ressel, o Juiz José Luiz Dosciatti, a Procuradora do Trabalho Marisa Tiemann, o Militar reformado Timóteo Ribeiro Santos e as servidoras Inês Martelozzo e Linda Virginia G. Condessa Wolff.