Notícias

XII Encontro Nacional do Poder Judiciário inicia em Foz do Iguaçu

Da esquerda para a direita: Dias Toffoli, Presidente do STF e do CNJ; Geraldo Dutra, Presidente da AMAPAR; Fernando Mendes, Presidente da Ajufe; Conselheiro do CNJ Aloysio da Veiga; Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça; Marlene Teresinha, Presidente do TRT 9; Renato Braga Bettega, Presidente do TJPR; José Coelho Ferreira, Presidente do STM; Marco Buzzi, Ministro do STJ; Jayme de Oliveira, Presidente da AMB; Guilherme Feliciano, Presidente da Anamatra e Cezar Eduardo Ziliotto, Diretor Jurídico da Itaipu.

XII ENCONTRO NACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO INICIA EM FOZ DO IGUAÇU

Participaram da cerimônia de abertura representantes dos 91 tribunais brasileiros, totalizando mais de 500 pessoas presentes

A 12ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário teve início nesta segunda-feira (3/12) em Foz do Iguaçu (PR). Participaram da cerimônia de abertura representantes dos 91 tribunais brasileiros, totalizando mais de 500 pessoas presentes.

Acesse mais fotos do evento no Flickr do TJPR.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, no início da solenidade, destacou que esta é uma oportunidade para discutir os desafios e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário. “Nós estamos aqui reunidos mais uma vez não só para debater as metas para os próximos dois anos (2019-2020), mas também para discutir melhorias para o sistema de Justiça. A sociedade espera muito do Poder Judiciário e tenho certeza de que, nestes dois dias, iremos avançar muito em busca de um futuro melhor.”

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, afirmou que "o Conselho conta, hoje, com uma base sólida e confiável que tem permitido um planejamento estratégico para o estabelecimento de metas. Há pouco mais de dois meses à frente da Corregedoria, tenho buscado tornar a Justiça cada vez mais rápida e célere”.

Em breves palavras, o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mendes, salientou que incentiva e apoia a realização desses eventos. “Buscamos além da eficiência do sistema a transparência de suas ações. Esses são os maiores propósitos.”

Jayme de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), ressaltou em seu discurso a importância do diálogo com o CNJ. “Nós temos uma oportunidade única e rara, esse encontro é um exemplo disso. Reunimos aqui sob o seu comando, ministro Dias Tofoli, as principais autoridades dos tribunais e os melhores servidores nas áreas correspondentes. É uma oportunidade da construção pelo diálogo e pelo consenso de um Judiciário melhor. Este é um momento diferenciado, porque temos um Conselho Nacional de Justiça com integrantes da mais alta qualidade técnica e, além de tudo, são integrantes abertos ao diálogo.”

Participação na abertura

Com a presença de representantes dos 91 tribunais de todo o país, a abertura do evento contou em sua mesa de abertura, além do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, e do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins com ministro Marco Aurélio Buzzi, Superior Tribunal de Justiça (STJ); ministro Aloysio Corrêa da Veiga, Tribunal Superior do Trabalho (TST); Desembargador Renato Braga Bettega, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); ministro José Coêlho Ferreira, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); Marlene Teresinha, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9); o conselheiro do CNJ Fernando Mattos; Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); Geraldo Dutra de Andrade Neto, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), e com o Diretor Jurídico da Itaipu, Cézar Ziliotto.

Também participaram da solenidade os conselheiros: Aloysio da Veiga, André Godinho, Arnaldo Hossepian, Daldice Santana, Fernando Mattos, Henrique Ávila, Luciano Frota, Márcio Schiefler, Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva, Maria Tereza Uille Gomes, Valdetário Monteiro e Valtércio de Oliveira. Afastada por motivo de saúde, a conselheira Iracema do Vale não esteve no evento.