O PROGRAMA

 

Público alvo: adolescentes de 14 a 18 anos destinatários de medida protetiva de acolhimento institucional, medida socioeducativa ou em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo geral: oferecer, ao público alvo, oportunidades para o desenvolvimento de sua autonomia, preparando-os para o início da vida adulta.

Desenvolvimento: contempla duas etapas, sendo a primeira de formação e a segunda de encaminhamentos individualizados. Em ambas, o estabelecimento de parcerias nos setores público e privado é fundamental para o atingimento do objetivo do programa. A fórmula foi desenhada graças ao diálogo constante com as equipes técnicas das Unidades de Acolhimento Institucional.

Etapa de formação: turmas de aproximadamente 25 adolescentes, participam de círculos restaurativos, oficinas temáticas e visitas a locais relevantes para as funções do programa, encerrando-se com uma cerimônia de formatura, com entrega de certificados.

Círculos: método amplamente empregado pela Justiça Restaurativa, estimulando o raciocínio sobre temas relevantes para o grupo em um ambiente seguro e acolhedor, no qual o diálogo e o engajamento de cada participante são valorizados. Construções de diretrizes, resgate de valores e sonhos e fortalecimento da autoestima são tratados com ênfase.

Após os Círculos, as turmas do Jovens Promissores participam de uma série de oficinas temáticas e visitas institucionais, viabilizadas através das diversas parcerias estabelecidas pelo programa – dentre as quais destacam-se as firmadas como o Conselho Regional de Contabilidade, Polícia Militar do Paraná, Exército Brasileiro, instituições profissionalizantes e educacionais, clubes de futebol, dentre outros. Nessas programações, os participantes são apresentados a algumas profissões e suas diversas formas de ingresso, bem como desenvolvem alguns conhecimentos práticos em áreas estratégicas na preparação para o encerramento da medida protetiva, quando do atingimento da maioridade. Dentre as programações viabilizadas, destacam-se:

- Oficinas de educação financeira, oferecida pelo Conselho Regional de Contabilidade, visando preparar os adolescentes para a administração de seus recursos financeiros quando acontece o ingresso no mercado de trabalho;

- Visita a instalações e apresentação sobre as formas de entrada nas carreiras do Exército, Cindacta, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil;

- Oficina de empreendedorismo e empregabilidade, oferecida por instituições da área de aprendizagem, credenciadas junto ao TJPR;

- Visita a categoria de base de um clube de futebol, onde os adolescentes, além de desmistificar alguns aspectos sobre a carreira futebolística, são incentivados a se aprofundarem nos estudos e conhecem uma série de outras profissões que gravitam em torno do esporte.

Terminado o ciclo de visitas e oficinas, as turmas passam a ser acompanhadas por profissionais da área de Psicologia e de coaching de carreira, proporcionando aos participantes orientação profissional especializada e marketing pessoal, com abordagem de diversos temas do mundo do trabalho, no intuito de melhor preparar os jovens para a etapa final do Programa.

Na sequência, a etapa de formação é finalizada com um último Círculo Restaurativo (para celebração, avaliação do programa e recapitulação do conteúdo apreendido) e com uma cerimônia de formatura, quando os adolescentes que permaneceram no Programa ao longo de todas as atividades recebem seus certificados e são convidados à próxima etapa: os encaminhamentos individuais.

Etapa de encaminhamentos

Após a formação geral, cada adolescente é individualmente acompanhado pela equipe técnica do Programa, que busca assessorar o jovem na tomada de medidas concretas de acordo com as habilidades, interesses e necessidades particulares. Esses encaminhamentos podem ser, por exemplo, a vagas de emprego, aprendizagem ou estágio (inclusive no TJPR, cf. Decreto da Presidência prevendo reserva de vagas), cursos técnicos profissionalizantes, acompanhamento profissional, monitoria do próprio Programa, etc. Aqui, as parcerias são especialmente importantes.

Tal fase inicia-se com entrevistas individuais com a equipe técnica do Programa, e inclui orientação profissional e/ou psicológica, a fim de fazer um levantamento sobre as necessidades e interesses particulares de cada participante. Traçadas essas necessidades e interesses, a equipe do Programa mobiliza esforços com seus diversos parceiros e com os próprios adolescentes acolhidos, buscando, na medida do possível, levantar oportunidades que atendam aos anseios dos participantes. 

Exemplificativamente, o programa tem feito articulações com vários setores do poder público e da iniciativa privada para buscar a inserção dos participantes no mercado de trabalho, já tendo conseguido bolsas em cursos profissionalizantes e de informática, bem como encaminhamentos para vagas de empregos e programas de aprendizagem. Nessa linha, a eficiência da iniciativa também tem sido apontada nas avaliações feitas pelos próprios jovens participantes, tanto através de formulários como verbalmente, merecendo destaque alguns dos diversos depoimentos recebidos pela coordenação do programa:

“Participar desse curso foi muito importante para mim, foi um privilégio, eu aprendi muitas coisas e tenho certeza de que vou levar esse aprendizado para minha vida toda.” - T.G., 17 anos

“Depois que participei do Jovens Promissores, eu mudei completamente meus planos e minhas perspectivas. Agora eu tenho vontade de fazer tudo aquilo que já tinha deixado de lado e ainda tenho vontade de reviver os sonhos que havia deixado morrer dentro de mim. Eu considero o programa uma experiência incrível e única na minha vida.” - A. A. B., de 15 anos

“Quero um futuro melhor para mim, namorar, ter uma casa, um emprego e dinheiro para me sustentar.” - L.N.D., 16 anos

“Aprendi a conversar, antes eu não gostava de falar com as pessoas e contar a minha história. Quero ter uma casa, um carro.” - M.Z., 14 anos

“Todos foram tratados com muita dignidade e respeito, foi criada uma relação que motivou os adolescentes a querer falar de si, a se inscrever em novos cursos para encaminhamento ao mercado de trabalho e até mesmo a melhorar a escolarização.” - Margareth Hofstein, coordenadora de Unidade de Acolhimento Institucional.

Diante desse cenário, a supervisão do Programa tem recebido pedidos de Magistrados do interior do Estado para expandir seu alcance. Já em 2018, as ações, que até então estavam concentradas na Região Metropolitana de Curitiba, foram levadas às Comarcas de Ibaiti e Toledo, em 2019 para Comarcas de Ponta Grossa e, em breve, para Comarcas de Irati, demonstrando que o Programa Jovens Promissores pode ser facilmente reproduzido em, praticamente, qualquer contexto. Afinal, além de ser socialmente relevante, a iniciativa tem execução bastante desburocratizada e com baixíssimo custo.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Telefone: (41) 3200-2088 // (41) 3200-2775

E-mail: 2vice@tjpr.jus.br