Apresentação Apresentação

 

A Revista Gralha Azul é uma publicação da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e tem por finalidade divulgar textos originais de interesse das áreas de autocomposição e métodos adequados de solução de conflitos. Tendo sua periodicidade BIMESTRAL, de acesso aberto e submissão contínua, a Revista acolhe artigos, relatos de experiências, textos de opinião e revisão de literatura de pesquisadores ou grupo de pesquisadores, Magistrados e Servidores do Poder Judiciário Paranaense.

 

TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO

  • Artigos Científicos: O artigo científico é elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa, tendo como propósitos, quase sempre, os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. É intrinsecamente técnico, podendo envolver fórmulas, gráficos, citações e notas, anexos, adendos e referências. A opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do pesquisador. Os dados coletados são geralmente experimentais, mensuráveis objetivamente; mesmos os mais intuitivos ou hipotéticos sempre imprimem um certo pendor científico, e quase sempre são formados a partir de uma metodologia própria para aquele fim.
  • Relatos de experiências: O relato de experiência é resultante da observação de caso específico ou vivenciado pelo autor ou autores, apresentando conclusões com características peculiares que contribuem para a literatura da área. A estrutura do artigo é semelhante ao Artigo Científico de resultado de pesquisa, sem apresentar metodologia por amostragem.
  • Textos de opinião: O texto de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
  • Revisão de literatura: A revisão de literatura que tem como objetivo resumir toda a informação existente sobre um fenômeno de maneira imparcial e completa. Deve seguir o plano definido no protocolo da revisão que, dentre outras coisas, estabelece uma sequência bem definida de passos. Devido a meticulosidade, uma das vantagens da revisão de literatura é permitir que outros pesquisadores façam futuras atualizações da revisão, caso sigam o mesmo conjunto de passos estabelecidos no protocolo.

 

AUTORIA E DIREITOS

Os autores, que submeterem seus textos/trabalhos científicos para a Revista Gralha Azul, ficam cientes de que:

  1. Seus textos/trabalhos científicos ora submetidos para publicação na Revista Gralha Azul não foi e nem está sendo submetido para publicação em nenhuma outra revista científica;
  2. Conteúdo do texto retirados de outras publicações estão devidamente referenciados e, caso necessário, as permissões para publicações desses conteúdos são de responsabilidade dos autores;
  3. O conteúdo, veracidade dos dados e ortografia/gramática dos textos/trabalhos científicos ora submetido é de responsabilidade dos seus autores;
  4. Os autores cedem os direitos de publicação à Revista Gralha Azul.

 

 

A Revista Gralha Azul foi instituida e segue as normas estabelecidas pela Resolução Conjunta n. 264/2020 - NUPEMEC/CSJE.

 

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

@2vicetjpr

2ª Vice-Presidência TJPR

2ª Vice-Presidência do TJPR