1º Concurso de Redação do Juízo Único da Comarca de Altônia

03/05/2022

O 1º Concurso de Redação foi uma iniciativa do Juízo Único da Comarca de Altônia, em parceria com o Colégio Estadual Malba Tahan; o Ministério Público do Estado do Paraná e a Subseção de Iporã da Ordem dos Advogados do Brasil, com o objetivo promover, dinamizar e exercitar a produção textual de estudantes da Comarca e, sobretudo, estimular o raciocínio crítico e os estudos sobre um tema que tanto impacta em nossa sociedade, a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A compreensão de que a melhor forma de combatermos a violência é através da educação, do debate e do diálogo, reflete também a importância dos jovens nesse processo.

Na 19ª Semana Pela Paz em Casa, a psicóloga do Juízo, Simone Becker, realizou palestras com os alunos do Ensino Médio Malba Tahan, trabalho preparatório do projeto do concurso de redação.

Na 20ª Semana Pela Paz em Casa, foi lançado o concurso de redação com o tema “Combate à violência doméstica e contra a mulher”, abrangendo a participação de membros de várias entidades na Banca Examinadora, sendo os seguintes: Aline Daiane Vargas, Assistente de Juiz de Direito; Dr. Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas, Promotor de Justiça Titular da Comarca; Dra. Fernanda Pegorini Rufato; Presidente da Subseção de Iporã da Ordem dos Advogados do Brasil; Dra. Lorany Serafim Morelato, Juíza de Direito da Comarca; Marcos José Oliveira Zambolim, Analista Judiciário e Chefe de Secretaria da Vara Criminal da Comarca; Dr. Murilo Euller Catuzo, Promotor Substituto da 30ª Seção Judiciária; Dra. Renata de Mattos Fidalgo, Juíza Substituta da 30ª Seção Judiciária; Simone Becker, Psicóloga Judiciária da 8ª Equipe Regionalizada de Atendimento Multidisciplinar (ERAM).

Na presente data, dia 28/04/2022, foi realizada a premiação do concurso de redação no Colégio Malba.

As melhores redações foram lidas por alguns membros da Banca Examinadora e, logo após, anunciados os vencedores, quais sejam: 

As vencedoras foram:

1º Colocação: Beatriz Delorto Menegate

2ª Colocação: Sophia Furlan Teston

3ª Colocação: Ana Julia Duenha Simões

Ainda, em razão do destaque da redação da aluna Fernanda de Azevedo Leandro, especialmente quanto ao conteúdo literário, recebeu premiação.

A magistrada titular da Comarca de Altônia, Dra. Lorany Serafim Morelato, destacou na premiação a importância de se debater o tema nas escolas e, sobretudo, a necessária conscientização no âmbito familiar e ainda agradeceu o apoio recebido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar –CEVID do Tribunal de Justiça do Paraná-TJPR.

A psicóloga do TJPR, Simone Becker, registrou que a premiação era resultado de etapa antecedente, qual seja, o ciclo de palestras realizados e o orgulho de terem concluído com sucesso as atividades.

O Analista Judiciário, Marcos José Oliveira Zambolim, fez uma breve explicação sobre as medidas protetivas e a atuação célere e eficaz do Poder Judiciário.

A advogada Dra. Ana Caroline Guedine Batista, representando a Subseção de Iporã da Ordem dos Advogados do Brasil, ressaltou a importância dos estudos na vida profissional e do contato com as diversas carreiras na premiação.

O Promotor de Justiça Titular da Comarca de Altônia, Dr. Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas, enviou vídeo ressaltando a importância do concurso, da campanha e destacou que deseja que a voz dos alunos, manifestada nas redações, possa ecoar pela nossa Comunidade como incentivo ao combate à violência doméstica e familiar.

Por fim, ficou consignado que as redações vencedoras seriam refeitas pelos estudantes, com o auxílio dos professores, com ajustes de eventuais erros, para divulgação e publicação na íntegra.

 

► Confira as fotos clicando aqui.

 

 

 

Descrição da Imagem:

Imagem com fundo azul escuro, com a figura de um troféu de duas alças em marca d’água na cor rosa claro. No centro da foto, está a frase “1º Concurso de Redação do Juízo Único da Comarca de Altônia”, escrita na cor branca. No canto inferior direito da imagem, está inserida a logo da CEVID.