2ª Caminhada do Meio-Dia: CEVID participa de Mobilização contra o Feminicídio em Curitiba.


Em 22 de julho de 2024, data que marca anualmente o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, foi realizada a 2ª Caminhada do Meio-Dia promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). A mobilização integra a Campanha Estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, que convoca a sociedade à reflexão sobre a violência contra as mulheres.

A iniciativa foi coordenada localmente pelas respectivas gestões municipais, havendo a concentração dos (as) participantes em uma praça ou ponto estratégico da cidade, a partir das 11h30. O início da caminhada se deu ao meio-dia, com percurso de ao menos quinze minutos pelas ruas de grande concentração de pessoas. Em Curitiba, a concentração para a segunda edição do evento ocorreu às 11h30, na Praça Santos Andrade, percorrendo a Rua XV de Novembro, em direção à Praça Osório. O evento contou com a presença da Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, juntamente com a equipe da CEVID.

Além da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Paraná, a 2ª Caminhada do Meio-Dia contou com o apoio de secretarias do governo do Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de instituições religiosas e de outras entidades da sociedade civil.

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei estadual nº 19.873/2019. A data de 22 de julho foi escolhida em virtude da morte da advogada Tatiane Spitzner, em 2018. A lei determina que, nesse dia, é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), o número de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 59% no Paraná, em um ano. Foram 35 ocorrências de janeiro a abril de 2024. No mesmo período no ano passado, a quantidade de vítimas chegou a 22. Desse modo, a mobilização estadual nesta data reforça a conscientização sobre esse lamentável fenômeno, cujos índices estão em alta.

Com informações da Comunicação da ALEP.