PROCESSO: Gerenciamento de Backup e Restore de TIC

O processo de Backup (ou cópia de segurança) evita ou minimiza as perdas de trabalho caso algo indesejado aconteça, e por isso deve ser executado regularmente.

O processo de Restore é a restauração desses dados em caso de incidentes.

O objetivo é mapear o processo desde a identificação das demandas de backup e restore até a configuração e execução dos processos de backup e restore no DTIC do TJPR.

Esses processos fazem parte das responsabilidades da equipe InfraStorage da Divisão de Infraestrutura de Software (DIS) do DTIC.

O escopo compreende o mapeamento dos processos de gerenciamento e execução de backup e restore. As demandas de backup se dividem em dois grupos distintos:

  • Demandas de backup e restore de bases de dados e servidores de aplicação: estas demandas devem ser encaminhadas junto com as solicitações de infraestrutura que são encaminhadas à DIS para atender sistemas mantidos pelo DTIC.
  • Demandas de backup e restore de arquivos de usuário: estas demandas estão relacionadas com a proteção de arquivos de usuários hospedados em servidores mantidos pela Divisão de Sistemas de Comunicação (DSC). Esses processos estão fora do escopo neste primeiro momento, mas devem ser incluídos em uma futura revisão.

Informações detalhadas sobre o processo:

  • Documento descritivo:

Documentação do Processo BACKUP E RESTORE (formato .pdf, tamanho 792 kB)

  • Fluxos do Processo:

Diagrama Gerenciar Backup Diagrama Gerenciar Backup (link para novo site)

Diagrama Gerenciar Restore Diagrama Gerenciar Restore (link para novo site)