O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT) é mantido pelo NIC.br (link para um novo site), do Comitê Gestor da Internet no Brasil e atende a qualquer rede brasileira conectada à Internet. Esta instituição desenvolveu diversos materiais relacionados à Segurança na Internet para alertar os usuários de informática sobre as ameaças e riscos do mau uso dos equipamentos de TI no dia a dia.

Apenas alguns materais foram copiados e disponibilizados nesta página, os demais artefatos estão nos sites:

  1. site https://www.cert.br/ (link para um novo site), e;
  2. site https://cartilha.cert.br/ (link para um novo site).

Cartilha de Segurança para Internet

Livro Segurança para InternetO Livro conta com os mesmos quatorze capítulos disponíveis no site CERT.BR (link para um novo site) e com o glossário. Adicionalmente, o livro possui uma lista de tabelas e figuras e um índice remissivo.

Dados da Publicação:

     Título: Cartilha de Segurança para Internet
     ISBN: 978-85-60062-54-6
     Número de Páginas: 140
     Autor: Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, CERT.br
     Edição: 2ª
     Editora: Comitê Gestor da Internet no Brasil
     Cidade: São Paulo
     Ano: 2012

 

 Acesse o conteúdo da Cartilha de Segurança para Internet (link para um novo site)

Faça já o download da Cartilha de Segurança para Internet (formato .pdf, tamanho 12 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/livro (link para uma nova janela)

 


01) Fascículo CÓDIGOS MALICIOSOS (malware)

cartilha codigos maliciososCódigos maliciosos, também conhecidos como pragas e malware, são programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Eles também são usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e o envio de spam.

Apesar de falarmos em computador, outros equipamentos computacionais também podem ser infectados por códigos maliciosos, como seus equipamentos de rede e dispositivos móveis (tablets, celulares, smartphones, etc.).

O Fascículo Códigos Maliciosos apresenta os principais tipos de malware e dicas de como manter seus equipamentos livres desta turma.

 Acesse o conteúdo do fascículo Códigos Maliciosos (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Códigos Maliciosos (formato .pdf, tamanho 2.7MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 

Você sabe o que é ransomware?

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

Existem dois tipos de ransomware:

  1. Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  2. Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

Como devo me proteger de ransomware?

Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como ter um antivírus instalado e ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos.

Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

Acesse o Fascículo Códigos Maliciosos para saber mais sobre como se proteger deste e de outros códigos maliciosos. Para mais dicas sobre como manter seus equipamentos seguros acesse os Fascículos Computadores e Dispositivos Móveis.


02) Fascículo REDES SOCIAIS

cartilha redes sociais

O acesso às redes sociais já está incorporado ao cotidiano de grande parte dos usuários da Internet e, muito provavelmente, do seu.

Para usar plenamente as redes sociais é muito importante que você esteja ciente dos riscos que elas podem representar e possa, assim, tomar medidas preventivas para evitá-los.

A versão atualizada do fascículo Redes Sociais possui dicas práticas para ajudá-lo a usar as redes sociais de forma segura, incluindo mais dicas sobre a proteção do seu perfil e sobre como os pais devem se comportar para proteger seus filhos.

 Acesse o conteúdo do fascículo Privacidade (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Redes Sociais (formato .pdf, tamanho 2.4 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 


03) Fascículo REDES

cartilha redesIndependente do tipo de tecnologia usada, um equipamento conectado à rede, seja um computador, dispositivo móvel, modem ou roteador, pode ser invadido ou infectado por meio de falhas de configuração, da ação de códigos maliciosos, da exploração de vulnerabilidades nele existentes ou de ataques de força bruta de senhas.

Após invadido ou infectado ele pode, de acordo com suas características, ser usado em atividades maliciosas, como propagação de códigos maliciosos, e estar sujeito a ameaças, como furto de dados e uso indevido de recursos.

O Fascículo Redes apresenta informações sobre como configurar o acesso à Internet da sua casa e de uma rede Wi-Fi doméstica, além de dicas para se proteger do furto de dados e do uso indevido de recursos.

 Acesse o conteúdo do fascículo Redes (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Redes (formato .pdf, tamanho 2.7 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 


04) Fascículo VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

cartilha Verificação em Duas EtapasSenhas são simples e bastante usadas para autenticação em sites na Internet. Infelizmente elas podem não ser suficientes para garantir a sua identidade.

A verificação ou autenticação em duas etapas (também chamada de two-factor authentication, aprovação de login, verificação ou autenticação em dois fatores ou, ainda, verificação ou autenticação em dois passos) adiciona uma segunda camada de proteção no acesso a uma conta. É um recurso opcional oferecido por diversos serviços de Internet, como Webmail, redes sociais, Internet Banking e de armazenamento em nuvem.

No Fascículo Verificação em Duas Etapas são apresentados alguns dos principais tipos de verificações existentes e apresentados os principais cuidados que você deve tomar ao utilizá-los.

 Acesse o conteúdo do fascículo Verificação em Duas Etapas (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Verificação em Duas Etapas (formato .pdf, tamanho 1.7 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 


05) Fascículo COMPUTADORES

cartilha ComputadoresMuito provavelmente é em seu computador pessoal que a maioria dos seus dados está gravada e, por meio dele, que você acessa e-mails e redes sociais e realiza transações bancárias e comerciais. Manter seu computador seguro é essencial para se proteger dos riscos envolvidos no uso da Internet.

Além disto, ao manter seu computador seguro, você diminui as chances dele ser indevidamente utilizado para atividades maliciosas, como disseminação de spam, propagação de códigos maliciosos e participação em ataques realizados via Internet.

O Fascículo Computadores apresenta dicas sobre como manter seu computador seguro e sobre os cuidados ao usar computadores de terceiros.

 Acesse o conteúdo do fascículo Computadores (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Computadores (formato .pdf, tamanho 1.7 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 


06) Fascículo INTERNET BANKING

cartilha redes sociais

Via Internet Banking você pode realizar as mesmas ações disponíveis nas agências bancárias, sem enfrentar filas ou ficar restrito aos horários de atendimento.

Mas é importante lembrar que, caso não tome os devidos cuidados ao usar seu computador ou dispositivo móvel, você pode correr alguns riscos ao realizar transações bancárias via Internet, entre eles: perdas financeiras, invasão de privacidade, violação de sigilo bancário e a participação involuntária em esquemas de fraude.

O Fascículo Internet Banking apresenta dicas sobre como se proteger de maneira adequada ao utilizar Internet Banking.

 Acesse o conteúdo do fascículo Internet Banking (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Internet Banking (formato .pdf, tamanho 2.6 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 


07) Fascículo DISPOSITIVOS MÓVEIS

cartilha dispositivos moveisO uso de tablets, smartphones e celulares está cada vez mais comum e inserido em nosso cotidiano.

Se você leva seus dispositivos aos locais que frequenta, mantém neles fotos, seus contatos, agendas de compromissos e está sempre conectado, é importante estar ciente dos riscos que o uso de dispositivos móveis podem representar para que, assim, possa tomar os devidos cuidados.

O Fascículo Dispositivos Móveis apresenta dicas para segurança no uso de dispositivos móveis com acesso à Internet.

 Acesse o conteúdo do fascículo Dispositivos Móveis (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Dispositivos Móveis (formato .pdf, tamanho 2.3 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 

 


08) Fascículo PRIVACIDADE

cartilha PrivacidadeQuanto mais informações você disponibiliza na Internet, mais difícil se torna preservar a sua privacidade.

Nada impede que você abra mão de sua privacidade e, de livre e espontânea vontade, divulgue suas informações. Entretanto, a sua privacidade pode ser exposta independentemente da sua vontade.

O Fascículo Privacidade apresenta dicas para preservar a sua privacidade e ajudá-lo a se proteger dos golpes e ataques aplicados na Internet.

 Acesse o conteúdo do fascículo Privacidade (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Privacidade (formato .pdf, tamanho 2.6 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 

 


09) Fascículo COMÉRCIO ELETRÔNICO

cartilha comercio eletronicoAtualmente, graças à Internet, é possível comprar produtos sem sair de casa ou do trabalho, sem se preocupar com horários e sem enfrentar filas.

Infelizmente há golpistas que se aproveitam das facilidades do comércio eletrônico para cometer fraudes. Assim como existem lojas, sites e vendedores confiáveis, também existem aqueles cujo objetivo é lesar os consumidores, causar prejuízos e obter vantagens financeiras.

O Fascículo Comércio Eletrônico apresenta boas práticas e dicas para fazer compras na Internet com mais segurança.

 Acesse o conteúdo do fascículo Comércio Eletrônico (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Comércio Eletrônico (formato .pdf, tamanho 2.7 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)

 

 


10) Fascículo SENHAS

cartilha senhasContas e senhas são os mecanismos de autenticação mais utilizados na Internet atualmente.

Por meio de contas e senhas os sistemas conseguem saber quem você é, confirmar sua identidade e definir as ações que você pode realizar. Mas como a sua conta de usuário em um determinado sistema normalmente é de conhecimento público, proteger sua senha é essencial.

O Fascículo Senhas possui boas práticas para a escolha, uso e armazenamento de senhas de forma segura.

 Acesse o conteúdo do fascículo Senhas (link para um novo site)

Faça já o download do fascículo Senhas (formato .pdf, tamanho 2.1 MB)

outros materiais disponíveis no site https://cartilha.cert.br/fasciculos/ (link para uma nova janela)