Um PORTFÓLIO é uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos, em andamento ou planejados, estando eles relacionados de alguma forma ou não, que estão agrupados com o propósito de facilitar o gerenciamento efetivo das ações para atender aos objetivos estratégicos organizacionais. Enquanto os projetos e programas são temporários, os portfólios são contínuos (PMBOK, 2012).

Organograma sobre Portfólio de Projetos (PMI, 2013)

 

Relações entre as atividades de gestão

Relações entre as atividades de gestão.

(Fonte: Tradução de “The Standard for Portfolio Management, 2nd Edition”, PMI)

 

O gerenciamento de portfólios de projetos refere-se à gestão centralizada de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, monitoramento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados. O gerenciamento de portfólios se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos e que sejam consistentes e integrados às estratégias organizacionais (MGPP-SISP, 2013)

Segundo o documento de "Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP", é possível realizar o comparativo entre operações e projetos.

  Operações Projetos
Diferenças 
  • Evento contínuo;
  • Produz produtos, serviços ou resultados repetitivos;
  • Utiliza gerenciamento de processos de negócios. 
  • Evento temporário;
  • Produz produtos, serviços ou resultados únicos;
  • Utiliza o gerenciamento de projetos. 
Similaridade
  • Realizados por pessoas;
  • Limitados aos recursos disponíveis;
  • Planejados, executados e controlados;
  • Realizados para atingir objetivos organizacionais ou instrumentos estratégicos. 

 

 

Estrutura do Portfólio de TIC

Normalmente é composto por:

  • Projetos Estratégicos (definidos no PDTIC);
  • Demandas elencadas no Plano de Contratações de TIC;
  • Demandas e/ Atividades solicitadas pela Direção e Chefia Imediata;
  • Atividades e/ou procedimentos necessários ao cumprimento de processos, ajustes e melhorias internas ao DTIC;