PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TIC - 2017

Notícia no portal TJPR sobre a pesquisa (link para nova página)

 

O objetivo é verificar o nível de satisfação dos magistrados, servidores, serventuários e estagiários do órgão em relação aos serviços e soluções de tecnologia disponibilizados pelo DTIC.

O resultado, compilado em um relatório, apresentou diversos indicadores que podem ser úteis para a melhoria nos serviços e para o direcionamento das ações do TJ-PR de acordo com o planejamento estratégico.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Período da Pesquisa: A pesquisa ficou disponível para preenchimento por 2 meses, no período compreendido entre 01/09/2017 a 30/10/2017.
  • Público Alvo: Interno ao TJPR, disponibilizados aos Magistrados, Servidores Concursados, Servidores em cargo em comissão, Estagiários, e Serventuários / Extrajudicial.
  • Canal e publicidade:  No portal da Intranet do TJPR foram disponibilizados links para um formulário eletrônico.
  • Conteúdo do questionário: O questionário abrangeu 16 perguntas objetivas e 01 campo aberto para opiniões, contemplando alguns serviços disponibilizados no DTIC para as áreas de Atendimento (1º e 2º nível), de Infraestrutura, e de Sistemas de TIC.
  • Números sobre o TJPR (em setembro/2017):  Magistrados ( 219 ), Servidores Efetivos ( 1415 ), Servidores em Cargo Comissionados ( 289 ), Estagiários ( 20 ), Serventuário / Extrajudicial ( 72 );  
  • Total de respostas preenchidas:  2.015 respostas.

 

GRÁFICOS:

PSU 2017 por Cargo

 

Respostas por Cargo Respostas Percentual
Servidor concursado 1415 70%
Servidor cargo em comissão 289 14%
Magistrado 219 11%
Estagiário 20 1%
Serventuário/Extrajudicial 72 4%
Total de Respostas 2015 100%

 

Categorias avaliadas % da Satisfação dos usuários
Atendimento 1º Nível 87,0 %
Atendimento 2º Nível 89,0 %
Equipamentos e Infraestrutura 67,0 %
Sistemas de TI 63,0 %
Média geral da Satisfação com os serviços da área de TIC 76,5 %

 

Um dos parâmetros avaliados foi o atendimento efetuado pelos servidores do DTIC. Os usuários avaliaram positivamente o atendimento telefônico dos técnicos da Central de Atendimento (1º nível) nos quesitos cordialidade, capacidade e rapidez. A maioria (87%) considerou que esse atendimento foi satisfatório.

Observação: Método NPS (Net Promoter Score), de maneira simplificada, classifica as respostas "Satisfeito" e "Muito Satisfeito" como Satisfeito, e as respostas "Muito Insatisfeito", "Insatisfeito" e "Indiferente" como sendo Insatisfeito.

 

PSU 2017 - 1º Nivel de Atendimento

 

O atendimento do 2º nível, quando as demandas são registradas por algum outro meio e encaminhadas a um técnico de atendimento, que entra em contato posteriormente, via e-mail, telefone ou ainda presencialmente, revela um nível ainda maior de satisfação. Nesse caso, 89% dos usuários avaliaram de forma positiva o serviço prestado.

PSU 2017 - 2º Nivel de Atendimento

 

No que se refere à infraestrutura e aos equipamentos de informática disponibilizados, como computadores, impressoras, serviços de comunicação, ambiente de navegação do Portal e da área restrita, assim como a documentação de sistemas, houve uma média geral de satisfação de 67,5%. Já o nível de satisfação dos sistemas judiciais e administrativos mais utilizados por magistrados e servidores foi de 63%.

 

PSU 2017 - Equipamentos e Infraestrutura de TICPSU 2017 - Sistemas mais utilizadosPSU 2017 - Média Satisfação Sistemas TIC

Melhorias em relação à última pesquisa

Em relação aos sistemas, se destaca uma melhoria expressiva no nível de satisfação do sistema ProJudi em relação à pesquisa de 2016. De 46% no ano passado, a percepção positiva do sistema passou para 67% neste ano. Também houve melhorias no comparativo de outros sistemas, como Hermes, Hércules e SEI. Dos sistemas mais utilizados, apenas o PJe teve uma piora na avaliação (de 37% para 22%). Apesar de ser bastante utilizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, esse sistema não foi desenvolvido pelo órgão. Caso fossem considerados apenas os sistemas desenvolvidos internamente, o nível geral de satisfação saltaria de 63% para 69%.

A estrutura do Portal do TJ-PR e da intranet, apesar de receber muitas críticas nas respostas subjetivas, foram avaliadas de maneira mais favorável em relação ao ano passado. De 61% para 70% em relação ao Portal, e de 65% para 72% no que se refere à avaliação da intranet. Levando-se em conta o atendimento realizado pelos técnicos, obteve-se uma melhoria na satisfação em todos os quesitos avaliados, principalmente em relação à rapidez nas respostas (avaliação positiva de 73% para 85% em relação ao 1º nível, e de 71% para 87% em relação ao 2º nível).

 

Respostas subjetivas

O formulário de pesquisa disponibilizado também incluiu um espaço para uma avaliação subjetiva dos serviços de informática. Foram recebidos tanto elogios como críticas e sugestões. As principais críticas se referem à qualidade e quantidade dos equipamentos (principalmente computadores para o 1º grau), falta de cortesia e padronização nos atendimentos, além de lentidão no retorno das sugestões de melhoria.

Como sugestões, os usuários pleiteiam a padronização na interface, a integração e a simplificação dos sistemas. Além disso, boa parte dos usuários sugeriu a substituição do PJe pelo ProJudi e a realização de melhorias no Portal e na intranet.

As respostas qualitativas apresentaram diversos elogios à atuação do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, como as diversas soluções de TI implantadas. Os usuários em geral estão satisfeitos com os sistemas, a estrutura e o atendimento, e foi notada uma sensível melhora na satisfação em relação ao ano de 2016.

 

PSU 2017 - Consolidado

 

DOCUMENTOS:

Questionário da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC (formato .pdf, tamanho 155 Kb)

Apresentação sobre os dados coletados na PSU 2017 de TIC (formato .pdf, tamanho 970 Kb) acesso retrito ao DTIC

Relatório Completo sobre a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC em 2017 (formato .pdf, 1.3 Mb) acesso retrito ao DTIC