(atualizado em Maio de 2022)

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

Segundo definições baseadas no framework COBIT (ISACA) na prática,

"a Governança de TI se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da organização".

 

GOVERNANÇA DE TI é o sistema pelo qual o uso atual e a futuro da TI é dirigido e controlado.
Significa avaliar e direcionar o uso da TIC para dar suporte à organização e monitorar o seu uso para realizar planos.
Inclui a estratégia e as políticas de uso da TIC dentro de uma organização.

 

GESTÃO DE TI é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades de TIC em consonância com a direção definida pela função de governança a fim de atingir os objetivos corporativos (ISACA, 2012). (fonte: SISP 2016, páginas 18 e 19 de 64) 

 


 

MAPA ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (2021 - 2026)

 

"Ferramenta que apresenta, de forma lógica e estruturada, a estratégia da organização. Traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho organizacionais."   (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

 

Mapa Estratégico de TIC do TJPR período de 2021-2026

 

Fonte: PETIC 2021-2026 vs 2.0 via SEI!TJPR nº 0115791-43.2020.8.16.6000 documento nº 6493755 (atualizado em 15/06/2021)

 

Missão do DTIC

Prover o judiciário paranaense de soluções tecnológicas efetivas para que cumpra a sua função institucional.

"A missão representa a razão da existência de uma organização/departamento, ou seja, o que a organização faz, por que faz, para quem ela atua e visando a produzir qual impacto na sua clientela. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por quê ou para quê existimos?”.  (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão).

 

Visão do DTIC

Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação. 

"A visão de futuro é a expressão que traduz a situação futura desejada para a instituição ou departamento." (TCU, 2008 - Guia de referência do sistema de planejamento e gestão)

 

Valores do DTIC

► Transparência  ► Ética  ► Justiça  ► Inovação  ► Celeridade  ► Eficiência  ► Acessibilidade  ► Segurança

Os valores de TIC são os mesmos definidos para a instituição do TJPR:

  • Transparência – tornar pública sua atuação e dar visibilidade no desempenho de seus atos e atribuições;  
  • Ética – agir sob a égide de princípios como boa-fé, honestidade, lealdade e dignidade; 
  • Celeridade – dar soluções eficientes e no menor tempo possível aos litígios; 
  • Acessibilidade – criar as condições para o acesso à Justiça e a promoção da efetiva tutela dos direitos fundamentais; 
  • Justiça – praticar e assegurar o respeito à igualdade e a preservação dos direitos; 
  • Inovação – explorar com sucesso novas ideias, buscando revolucionar cenários e provocar mudanças positivas; 
  • Eficiência – utilizar racionalmente os recursos para maximizar a probabilidade de alcance de resultados. 

 


Artefatos

Planejamento Estratégico do TJPR 2015-2020

⬇️ Artefato sobre Guia de Governança de TIC no TJPR (formato .pdf, 1.2 Mb)

⬇️ Artefato sobre Guia de Governança de TIC no TJPR (formato .odt, 300 Kb)

⬇️ Guia de Governança de TIC no SISP vs 2.0 (autoria SISP formato .pdf, 1Mb) (publicado em 26/07/2017)

? Planejamento Estratégico do TJPR (link nova janela)

☰ Plano Estratégico de TIC (PETIC até 2020) ( ver documentos no menu lateral )

☰ Plano Diretor de TIC (PDTIC) ( ver documentos no menu lateral )

 

 

** Demais artefatos relacionados aos processos ou governança de TIC acessar o menu principal NORMATIVOS DTIC.