Acompanhamento dos Objetivos, Indicadores e Metas Estratégicas de TIC

A seguir é apresentado uma matriz com os Objetivos Estratégicos, Indicadores Estratégicos e Metas para TIC no DTIC do TJPR, baseadas na Resolução CNJ nº 211/2015 (link para um novo site) e no Caderno de Metas CNJ (link para um novo site).

 

OE-1. Aperfeiçoar as competências gerenciais e técnicas de pessoal de TIC
Planejamento básico que vise à capacitação do corpo funcional de TIC (técnica e gerencial), melhorando a produtividade e o clima organizacional.
IE-1.1. Índice de Aplicação do Plano Anual de Capacitação
Percentual de execução do Plano Anual de Capacitação
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

70% 75% 80% 85% 90%
Meta Alcançada ** 85,7% 51,7% 8,4% 90% 25%
Alcançou a meta   Sim Não Não Sim Não
% Alcançado   122% 69% 11% 106%  

 

OE-2. Prover infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas
Instrumentalizar a área de TI para suportar as demandas do órgão por meio da adequação e modernização da infraestrutura e parque tecnológico, bem como adotar sistemas e serviços específicos.
IE-2.1. Índice de implantação do DATACENTER 1
Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala COFRE) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

100% 100% 100% 100% 100%
Meta Alcançada ** 100% 100% 100% 100% 100%
Alcançou a meta   Sim Sim 100% 100% 100%
% Alcançado   100% 100% 100% 100% 100%

 

 

OE-2. Prover infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas
Instrumentalizar a área de TI para suportar as demandas do órgão por meio da adequação e modernização da infraestrutura e parque tecnológico, bem como adotar sistemas e serviços específicos.
IE-2.2. Índice de implantação do DATACENTER 2
Percentual de Implantação do ambiente de Datacenter (Sala SEGURA) conforme requisitos mínimos de segurança e de disponibilidade.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

5% 60% 100% 100% 100%
Meta Alcançada ** 7,14% 91,4% 98% 99,5% 100%
Alcançou a meta   Sim Sim Não Não Sim
% Alcançado   143% 152% 98% 99,5%  

 

 

OE-3. Aprimorar a gestão orçamentária e financeira de TIC
Garantir a utilização adequada dos recursos orçamentários de TIC, por meio de adoção de práticas que permitam o planejamento, a execução, a transparência e a medição da efetividade de sua aplicação.
IE-3.1. Índice de execução do Plano Orçamentário de TIC
Percentual de Execução do Orçamento de TIC.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

80% 85% 88% 90% 95%
Meta Alcançada ** 25% 42% 64% 73% 56%
Alcançou a meta   Não Não Não Não Não
% Alcançado   31% 49% 69% 81%  

 

 

OE-4. Aperfeiçoar a governança e a gestão de TIC
Criar um modelo de gestão de governança de TIC baseado nas melhores práticas do mercado, adequando-se à realidade do TJPR.
IE-4.1. Índice de Governança de TI (iGovTI)
Nível de maturidade de governança e gestão de TIC conforme diretrizes iGovTI do TCU.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

Satisfatório (CNJ) / Intermediário (TCU) Satisfatório (CNJ) / Intermediário (TCU) Satisfatório (CNJ) / Intermediário (TCU) Avançado Avançado
Meta Alcançada ** Satisfatório (CNJ) Satisfatório (CNJ) Satisfatório (CNJ) Satisfatório (CNJ) Satisfatório (CNJ)
Alcançou a meta   Sim Sim Sim Não Não
% Alcançado   100% (nota 0,56) 100% (nota 0,58) 100% (nota 0,56) 0% (nota 0,62) 0% (nota 0,64)

 

 

OE-5. Aprimorar as contratações de TIC
Utilização adequada dos recursos financeiros de TIC, por meio de adoção de práticas de gestão de contratações de TIC, e a aderência às diretrizes da resolução CNJ nº 182 de 17 de outubro de 2013 para Contratações de Soluções de TIC.
IE-5.1. Índice de execução do Plano de Contratações de TIC
Percentual de execução do Plano de Contratações de TIC
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

80% 85% 88% 90% 95%
Meta Alcançada ** 25% 42% 64% 73% 56%
Alcançou a meta   Não Não Não Não Não
% Alcançado   31% 49% 69% 81%  

 

 

OE-6. Promover a adoção de padrões tecnológicos
Implantar práticas de mercado que atendam a todo o ciclo de vida dos sistemas de informação, buscando a uniformização de procedimentos, metodologias, e também quando possível buscar a padronização para software e hardware.
IE-6.1. Índice de formalização da Metodologia de desenvolvimento e de sustentação de Software 
Formalização da metodologia de desenvolvimento e de sustentação de software.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

100% 100% 100% 100% 100%
Meta Alcançada ** 95% 95% 95% 95% 95%
Alcançou a meta   Não Não Não Não Não
% Alcançado   95% 95% 95% 95%  

 

 

OE-7. Aprimorar e fortalecer a integração e a interoperabilidade de sistemas de informação
Garantir a aderência às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 03 de 16 de abril de 2013, que institui o Modelo Nacional de Interoperabilidade entre o Poder Judiciário e Ministério Público, para os Sistemas Judiciais do TJPR (Projudi e PJe).
IE-7.1. Índice de aderência dos Sistemas Judiciais ao MNI
Percentual de aderência dos sistemas judiciais ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

80% 85% 90% 95% 100%
Meta Alcançada ** 100% 100% 100% 100% 100%
Alcançou a meta   Sim Sim Sim Sim Sim
% Alcançado   125% 118% 111% 100%  

 

 

OE-8. Aprimorar a segurança da informação em TIC
Criar, promover e manter normas de segurança da informação para TIC a partir de um processo de análise de riscos e envolvendo um comitê multidisciplinar dedicado.
IE-8.1. Índice de formalização da Gestão de Riscos em TIC
Formalização da Gestão de Riscos em TIC.
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

100% 100% 100% 100% 100%
Meta Alcançada ** 92,9% 92,9% 92,9% 92,9% 92,9%
Alcançou a meta   Não Não Não Não Não
% Alcançado   93% 93% 93% 93%  

 

 

OE-9. Primar pela satisfação dos usuários de TIC
Assegurar a agilidade e eficácia no atendimento dos serviços de TIC garantindo a satisfação dos usuários.
IE-9.1. Índice de Satisfação dos Usuários de TIC
Percentual de Satisfação dos usuários Internos de TIC
Metas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Meta Desejada

**

80% 85% 88% 90% 95%
Meta Alcançada ** 66,3% 76% 72% 74% 0%
Alcançou a meta   Não Não Não Não Não (1)
% Alcançado   83% 86% 82% 82%  

Observação: (1) Pesquisão de Satisfação 2020 não realizada em decorrência problemática da Pandemia 2020

Observações:

Ano 2015 - Resultado dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 415 kB) - SEI 0073287-95.2015.8.16.6000 publicação em Janeiro de 2016.

Ano 2016 - Resultado dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 1.5 MB) - SEI 0030885-28.2017.8.16.6000 publicação em Março de 2017.

Ano 2017 - Resultado dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 1.6 MB) - SEI 0002279-53.2018.8.16.6000 publicação em Fevereiro de 2018.

Ano 2018 - Resultado dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 1.5 MB) - SEI 0093673-44.2018.8.16.6000 publicação em Janeiro de 2019.

Ano 2019 - Resultado dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 1.5 MB) - SEI 0001461-33.2020.8.16.6000 publicação em Fevereiro de 2020.

Ano 2020 - Relatório dos Indicadores Estratégicos de TIC (formato .pdf, tamanho 2.5 MB) - SEI 0001193-42.2021.8.16.6000 publicação em Maio de 2021.

 

Obs.: As metas para os demais anos poderão ser revisadas nas reuniões de avaliações do PETIC.